Watchmen - Contos do Cargueiro Negro
    3,6
    Você assistiu Watchmen - Contos do Cargueiro Negro ?

1 Crítica do usuário

Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 27 de abril de 2015
    Cores da Morte

Aproveitar o conteúdo de HQ's em produções de cinema pode ser uma caminho tortuoso, haja vista que nesse meio temos fãs frenéticos e idolatradores da obras impressas. No caso de uma da mais impactantes histórias já concebidas, o cuidado com a produção deve ser minimalista, algo que Zack Snyder conseguiu quase em sua totalidade no filme Watchmen.

No caso deste rápido review, estamos falando da animação que complementa o filme, por sua vez chamada de Watchmen: Contos do Cargueiro Negro. A história existe dentro da HQ, algo contado internamente como se fosse outra história, porém, no longo e complexo filme não houve espaço para este conto, sendo ele produzido em animação pelo diretor.

Em Watchmen: Contos do Cargueiro Negro temos o capitão de um navio recém naufragado tentando sobreviver à situação, lidando com as loucuras de sua mente perante o ocorrido. Uma das coisas mais bacanas da animação é sua história rápida e nada simples, pois muito do que ocorre na tela são devaneios psicológicos do capitão diante das muitas mortes de sua tripulação. O mar revolto e o fato de ver amigos em pedaços espalhados deixa o sujeito fora de si, levando-o a montar uma balsa com pedaços de madeira e cadáveres. Seu trajeto em mar aberto deixa a situação ainda mais caótica, principalmente pela interferência de animais marinhos. O trajeto percorrido até terra firme permite-nos acompanhar como a sanidade se transforma em loucura, a duras penas.

A boa qualidade da animação é um trunfo do curta, mesmo detalhes da água, dos cadáveres e do navio da morte (cargueiro negro) são belíssimos, dando um ar sombrio e pesado como no filme. Para quem assistiu a animações como O Inferno de Dante, Van Helsing: Missão Londres e Dead Space: Downfall já tem uma prévia que temos nesse curta metragem, já que possuem estilos bem similares.

O bom apelo psicológico, nitidamente notado pelas marcas de rorschach na manta do marujo Ridley, e uma história que mistura morte, vingança e desespero fazem jus ao contexto do filme live action produzido no mesmo ano. Como complemento à história, talvez seja mais proveitoso para quem leu a revista, porém, aqueles que como eu não tiveram tal privilégio ainda sim poderão curtir este divertido curta metragem sem dificuldades.