Meu AdoroCinema
Esquadrão Classe A
Críticas AdoroCinema
4,3
Ótimo
Esquadrão Classe A

Loucura Medida

por Francisco Russo


Fazer um bom filme de ação, ao contrário do que muita gente pensa, não é fácil. Não basta colocar um casal atlético em meio a peripécias extravagantes mundo afora, repletas de ação. É preciso criar empatia, desenvolver os personagens para que eles demonstrem ao menos um pouco seu lado humano, de forma que o espectador possa vibrar com eles. Filmes de ação vazios existem aos montes, meros passatempos onde os efeitos especiais falam mais alto. Aqueles que marcam na retina são poucos. Esquadrão Classe A é um deles.
 
Trata-se de um filme insano. Os quatro protagonistas - Hannibal, Cara de Pau, Murdock e B.A. - são uma espécie de "loucos profissionais", pessoas que deixaram seus cargos no exército por infortúnios da vida. Apesar disto, nutrem um profundo respeito pela função que exerceram e por seus companheiros de brigada. A honra tem papel fundamental na história, para compreender o porquê de seus passos. É, na verdade, o grande elo que os une.
 
Só que é justamente pelo fato de serem loucos - no caso de Murdock, literalmente - que Esquadrão Classe A é tão bom. Todo filme de ação tem mentiras aos montes, isto é quase que uma exigência do gênero. Aqui as mentiras vão às últimas consequências, embasadas pelo fato de serem todos... loucos! Ou seja, a história dá suporte para que as mentiras se tornem, de certa forma, verossímeis. O que lhe dá um ar de realismo impressionante, poucas vezes visto em filmes do gênero.
 
Além disto, Esquadrão Classe A conta com várias cenas impressionantes e extremamente divertidas, daquelas que ficam marcadas na memória. Toda a sequência da fuga de helicóptero, quando o quarteto se reúne pela primeira vez, é antológica. O duelo Mercedes Benz x avião é ótimo. O surf vertical em um prédio, além de proporcionar um belo visual, empolga. E ainda tem a brincadeira com os contêineres, usados como se fossem peças de Lego. Momentos que serão lembrados por um bom tempo, especialmente pelos amantes de ação.
 
Toda esta atmosfera ganha fôlego graças, principalmente, ao diretor Joe Carnahan. Impondo um ritmo ágil e frenético, mesclando posicionamentos de câmera - destaque para a que fica na nuca de B.A., quando ele recupera o furgão - e aproveitando muito bem os efeitos especiais que tinha ao seu dispor, o resultado é um filme alucinante. E ainda traz como bônus citações a outros filmes, como Coração Valente e Fugindo do Inferno, além da hilária brincadeira com os antigos óculos 3D.
 
Esquadrão Classe A é pipoca da melhor qualidade, para ser saboreada com gosto. O elenco como um todo está bem, mas Sharlto Copley merece um destaque especial. Revelado em Distrito 9, aqui ele dá às maluquices de Murdock um tom que lembra o olhar insano de Mel Gibson em sua juventude. Ponto negativo apenas para os exageros caricatos de Patrick Wilson, a partir de determinado ponto da história. Entretanto, nada que prejudique a diversão que é este filme.

Aos apressados que saem correndo da sala tão logo os créditos surgem na telona, atenção: há uma cena extra após todos os créditos. Uma breve sobremesa para quem conheceu a série de TV que inspirou este filme.

Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema

Comentários

Mostrar comentários
Back to Top