Críticas AdoroCinema do filme Um Sonho Possível
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Um Sonho Possível

1,5

De Roberto Cunha

Baseado numa história real, Um Sonho Possível chega nos cinemas brasileiros depois de render um Oscar para Sandra Bullock e o mérito de mostrar que ainda existe gente boa no mundo.

Se foi romanceado ou não, o que se percebe claramente é que o sucesso inconteste nos Estados Unidos tem, pelo menos, uma razão óbvia: a paixão pelo futebol americano.

Contudo, ao juntar um personagem real do esporte idolatrado ao componente da pobreza, dos filhos abandonados, a fórmula se potencializou e deve ter contagiado até os membros da Academia, uma vez que o papel não dá para tanto. É honesto.

Na história, Big Mike (Aaron Quinton) era filho de uma mãe viciada em drogas e não tinha onde dormir. Embora tivesse jeito para os esportes, faltava nele algo mais do que o dinheiro. Faltava amor e ódio.

Por mais confuso que possa parecer, o menino que aprendeu a fechar os olhos para esconder as coisas ruins (ou se esconder delas), tornou-se um poço de ternura, não deixando que a amargura tomasse conta de sua vida. Assim, ele apenas sobrevivia e só passou a "existir" quando encontrou o amor de verdade numa família de brancos livres de preconceitos.

Com uma trilha sonora legal e diálogos curtos com doses de emoção, Um Sonho Possível escorrega em vários momentos por parecer artificial demais. E, certamente, os mais atentos vão ter esta impressão, por exemplo, ao ver o pequeno SJ (Jay Head) treinando Big Mike, o personagem de Bullock encarando os viciados ou a reação dela após o acidente. É muita compreensão.

E o roteiro tem várias partes assim. Incomoda um pouco ver as cenas da "nova mãe" bancando a durona com os treinadores e tudo o mais. Parece mentira, mas não é. É bonito saber que foi verdade, mas duro de acreditar. Seria este paradoxo outra razão para tanto sucesso?

Entre as curiosidades, a presença de treinadores verdadeiros participando do filme em momento de humor, a citação do clássico Conduzindo Miss Daisy em forma de deboche e as fotos dos personagens reais nos créditos finais.

O filme emociona, mas não é lacrimejante. Um Sonho Possível revela uma bondade assustadora de tão bonita. Abrindo seus corações e derrubando preconceitos, os Tuohy brindaram Lavoisier quando acreditaram que Michael Oher não era um caso perdido e o transformaram. E se transformaram. Para sempre.

Dê sua opinião sobre esse filme

Seguir esse filme

 

Quer ver?

Sim Não

Você já viu? Dê uma nota! Escreva uma crítica!

0 : Péssimo
0.5 : Horrível
1.0 : Muito ruim
1.5 : Ruim
2.0 : Fraco
2.5 : Regular
3.0 : Legal
3.5 : Bom
4.0 : Muito bom
4.5 : Ótimo
5.0 : Obra Prima
Salvando...
Salvo
Crítica
Quer ver mais críticas?
Nossas últimas críticas
Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Os Vingadores - The Avengers
  4,1

De Joss Whedon
Com Robert Downey Jr., Chris Evans
Ação

American Pie - O Reencontro
  3,6

De Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg
Com Jason Biggs, Alyson Hannigan
Comédia

A Delicadeza do Amor
  3,4

De David Foenkinos, Stéphane Foenkinos
Com Audrey Tautou, François Damiens
Romance

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Branca de Neve e o Caçador
1. Branca de Neve e o Caçador

De Rupert Sanders

Com Kristen Stewart, Chris Hemsworth

Filme - Fantasia

Trailer

2. O Espetacular Homem-Aranha
3. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
4. Os Mercenários 2
5. Para Sempre
6. O Ditador
7. A Era do Gelo 4
8. Aqui é o Meu Lugar
9. Rock of Ages - O Filme
10. Procurando Nemo

 Mais filmes