Terra Estrangeira
3,1
6 notas e 1 crítica
Você assistiu Terra Estrangeira ?

1 crítica do leitor

Adriano Côrtes Santos
Adriano Côrtes Santos

Drama luso-brasileiro dirigido por Walter Salles e co-dirigido por Daniela Thomas de 1996. Selecionado pelo festival de Roterdã, uma grande vitrine do cinema autoral do mundo, o filme era a primeira produção brasileira a participar da competição em muitos anos. Tendo como pano de fundo a eleição de Fernando Collor de Mello e o plano econômico de 1990, Terra Estrangeira conta a história do jovem Paco (Fernando Alves Pinto) que resolve migrar para Portugal e se encontra com Alex (Fernanda Torres). Juntos se envolvem com pessoas perigosas e tentam uma fuga alucinada para a Espanha. Sintetizando o sentimento de desilusão que tomou conta do país, traduzido na fotografia preto e branco de Walter Carvalho, o filme foi bem aceito pela crítica e o público, marcando o reingresso do cinema brasileiro no cenário dos festivais internacionais. Vencedor do Prêmio Golden Rosa Camuna como Melhor Diretor; Grand Prix, Melhor Filme Estrangeiro; Margarida de Prata, Melhor Filme; e troféu APCA, Melhor Roteiro. Entrou para a lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.