O Grande Herói
    Regular
    O Grande Herói

Patriotismo sem fim

por Lucas Salgado

O cinema norte-americano é muito competente em fazer filmes de ação e de guerra, sendo inúmeros os exemplos de grandes obras, como O Resgate do Soldado RyanPlatoon e (por que não?) Bastardos Inglórios. O problema é que a mesma Hollywood muitas vezes usa seus canais não para contar uma história de superação ou conquista, mas sim para promover a indústria bélica dos Estados Unidos.

O Grande Herói é um filme que tem seus momentos e que poderia ser muito mais eficaz não investisse num patriotismo sem fim. Chegamos a ouvir falas como: "Você pode morrer pelo seu país, mas eu vou viver pelo meu." Sério, tal diálogo está presente no longa. As referências à honra dos soldados, à bandeira nacional e a lemas do exército estão presentes. E as mortes são as mais belas que um soldado pode desejar.

O filme é baseado em fatos reais e faz questão de deixar isso muito claro. Começa com imagens de arquivo e termina com fotos dos personagens reais. A trama gira em torno de quatro oficiais da marinha que recebem a missão de assassinar um importante membro do Talibã. Durante um reconhecimento, eles se deparam com um senhor e duas crianças e tomam a decisão de deixá-los partir. Pouco depois, um verdadeiro exército vai atrás deles.

Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile HirschBen Foster formam o quarteto principal e mandam bem, dando um pouco de gás ao longa. Wahlberg vive o protagonista Marcus Luttrell e tem uma atuação de destaque, criando um personagem heroico, mas também muito falho. Ele tem momentos de indecisão, deixa a arma cair e nem sempre parece tomar a decisão mais correta.

Kitsch vive o tipo super-herói, que faz de tudo por seu pelotão, enquanto que Foster é o mais nervoso e radical, que nem por isso contesta suas ordens.

Além das atuações, o longa se destaca pelo trabalho de maquiagem, que capricha nos ferimentos. Infelizmente, o filme opta por estilizar demais algumas cenas e acaba perdendo um pouco o impacto, como é claro nas sequências em que os personagens rolam por um barranco.

O longa representa uma evolução se lembrarmos que o último trabalho do diretor Peter Berg tinha sido a bomba Battleship - A Batalha dos Mares. Ainda assim, é uma obra que não convence, nem encanta. E tampouco diverte.

Com um excepcional trabalho de som, The Lone Survivor (no original) peca na trilha sonora. A versão melosa de "Heroes", de David Bowie, é sonolenta e desinteressante. Quando o filme consegue estragar até mesmo David Bowie é porque muita coisa está errada.

• Glauber
      a história de alguns bobos que perderam suas vidas para que outros pudessem lucrar com uma guerra injustificada e que depois tem a sua história de sacrifício contada com batsnte drama para que outros bobos entrem nessa de patriotismo e que outras pessoas admirem isso e batam palmas ainda! fim!
    • Wallace Oliveira Alves
      Esse é um filme voltado pra quem entende do assunto, um civil realmente não tiraria nada de proveito de um filme desses, nem faria uma crítica decente. Um filme que demonstra diversas falhas que ocorreram em uma das missões mais desastrosas do exército americano, que levaram até mesmo a mudança de algumas doutrinas militares. É claro que é um filme americano que que exaltariam o patriotismo, mas parece que o crítico em questão, só fez questão de colocar isso em pauta. Patriotismo e maquiagem se resumiu essa crítica. Um filme que é referência no mundo militar, e uma crítica pífia dessa, lamentável.
    • Luigi Ferrari
      O filme é muito bom e não pretende ser divertido por ter muito drama em certas partes,não é pq vc n gosta que vc pode dizer q n é legal, eu adorei e dou nota 9 ao filme
    • Paulo Salltorelli
      Filme demasiadamente chato e com muitas cenas que poderiam ser retiradas pelo diretor ( homens rolando montanha abaixo, ferimentos com sangue jorrando pelo ares e sem falar do tal Spark (palavra foi repetida mais de 600 vezes no filme).....enche a paciência. Não recomendo...Nota 1 apenas pelas tentativa de se fazer algo.