O Livro de Eli
    Muito ruim
    O Livro de Eli

MAL TRAÇADAS LINHAS

por Roberto Cunha

Quando vi as primeiras imagens num trailer, fiquei impressionado e pensei: “Vem coisa boa aí!” Quando assisti as primeiras cenas do filme indaguei: “O que é isso !?” E antes que um leitor mais afoito aposte numa possível má vontade com Denzel Washington (não é) vale lembrar que foi ele quem andou pegando o trem errado no fiasco O Sequestro do Metrô 1 2 3. De volta ao livro, quer dizer, filme, o grande problema de O Livro de Eli é o roteiro.

Sob o pretexto de levar um misterioso livro para o seu destino, um andarilho (Washington), portando uma mochila e um facão pra lá de afiado, chega numa cidade dominada por um vilão (Gary Oldman mais caricato do que nunca) e desolada pelo apocalipse. Pra piorar, o lado místico do filme (tem isso) faz o herói acreditar que ele sairia dali incólume depois de trucidar alguns membros da gangue local. Haja paciência! Com bandidos estereotipados, visual e cenas chupados do clássico Mad Max, falta mais substância na trama. É ação gratuita e nada mais. A critica ao poder da Igreja Católica sobre as pessoas e as passagens religiosas citadas por Eli antes de mutilar seus inimigos podem até ser legais, mas é tudo superficial. E o que mata também (além do facão dele) é a falta de noção de tempo. Em determinado momento, ele foge a pé e a bandidagem de carro não consegue alcançá-lo. Mas os urubus - em menos de 24 horas - sinalizam a evidência de corpos mortos ?!?

Entre as muitas citações, tem cenas clássicas de faroeste em rua poeirenta ou entrada em um bar como um legítimo forasteiro. E o caldeirão é tão grande que até a Revolução Cultural de Mao-Tsé-Tung aparece quando se descobre que os livros foram todos queimados. E o vilão estava lendo a biografia de Mussolini. Ohh! No elenco, Mila Kunis e Jennifer Beals são apenas mulheres e surpreendente mesmo foi a aparição/ponta de Malcolm McDowell (Laranja Mecânica). E diante de tanto merchandising (KFC, Motorolla, Ipod, Zippo) não sei como não aproveitaram para fazer do uísque Johnnie Walker já que Eli "Keep walking". Para não dizer que tudo está perdido, o som é muito bom, a fotografia cinzenta é bacana e a inserção de “Ring my bell” (Anita Ward) na trilha foi uma grande piada sonora. Resumo da ópera: O Livro de Eli foi mal escrito pra chuchu. Mas se você está no time que gosta da ação (a)pela ação, dá para encarar este Mad Max de 2010. Eu ainda prefiro o original, pelo conjunto da obra.

• CJ E
      Exatamente. Assisti o filme somente agora (entrou na Netflix) e essa é com certeza a história que mais faz sentido. Ele era cego, e foi guiado por Deus para a última Bíblia, ao receber sua missão voltou a enxergar. Isso explica porque ele sabia ler em braile e tinha audição e olfato mais apurados. Outro ponto legal é que ele pensou que deveria levar a Bíblia para seu destino, quando na verdade, ele só precisava ler e saber recontar as escrituras. Ao perceber isso, ele entrega a Bíblia e continua sua missão! O filme tem alguns furos de roteiro, mas da pra assistir.
    • Juliano
      Eli durante o filme não era cego, impossível fazer o que ele fazia sendo cego. Na minha teoria ele era cego antes do apocalipse, e após, por milagre, ele voltou a enxergar. Tem uma parte que ele explica que uma voz dizia pra ele trilhar esse caminho, pode ter sido logo após receber essa dádiva, mas ele não fala para a guria pois ela ficaria cética. Isso explica pq ele lê em braile, e algumas atitudes dele como de cego, talvez um vicio de antigamente ou faz somente para manter seus instintos ativos, pois o que vem fácil vai fácil. Enfim
    • Gabriel Meiser
      dps de dar nota 1 p esse filme, eu nunca mais me baseio nesse lixo de opinião
    • Matheus S
      Rapaz pra ter coragem dar uma nota tão baixa a algum filme, o filme precisa ser muito ruim...o que no caso do Livro de Eli não procede o filme é otimo e a mensagem maravilhosa, Denzel e Gary oldman espetaculares, assista o filme e não se deixe levar pela critica babaca ai de cima
    • Jonathas
      aí já é uma interpretação sua, mas faz sentido
    • Emerson Penerari
      O Eli do filme, ao que tudo indica, também não nasceu cego, afinal sabia atirar e operar outras coisas. Talvez a alteração climática o tenha cegado, como é provável que fez com a mãe da Solara.
    • Jonathas
      sim, ele morre, havia me esquecido dessa cena
    • Jonathas
      mas cego depois de velho né, ele ficou cego, não era cego de nascença
    • Emerson Penerari
      Não? De quem é a lápide que a Mila Kunis aparece se despedindo antes de colocar os fones de ouvido ligados no ipod no final do filme, então?
    • Emerson Penerari
      O que o Kobemito disse faz sentido. 1 Samuel cap. 3 vers 2, diz: E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos começavam a escurecer, pois não podia ver); e o cap. 4 vers. 15 diz: E era Eli da idade de noventa e oito anos; e estavam os seus olhos tão escurecidos, que já não podia ver.. Só assisti o filme na íntegra em 2018, perdi o gosto por distopias (e já foi meu estilo preferido de filme, mas saturou), e até gostei do enredo, embora não explique muita coisa. O que me intrigou era Eli ter um livro do tamanho de uma Bíblia comum em braile. Se ele carregasse a bíblia inteira, seriam necessários exatamente 32 livros daquele tamanho. Então ele deve tê-lo decorado antes. Gostaria que fizesse um filme baseado na HQ de Garth Ennis e Carlos Ezquerra chamada Just a Pilgrim, mas acho que muita gente iria achar que era cópia do Livro de Eli, apesar de ter sido lançada quase 10 anos antes.
    • Jonathas
      mas não era cego fisicamente, era cego no sentido de não perceber que os próprios filhos se perderam, mas aqui estamos falando sobre cegueira física e isso ele não era, e outra coisa, o Eli do filme não tem nada a ver com o Eli da Bíblia!!
    • tiago pereira
      dos filhos rebeldes hofni e fineias? ele nao era cego nao!!!
    • Gabriel T.
      Meu Deus, que criticr bosta! Cara, tenha certeza que a sua crítica é uma porcaria, e não o filme! O roteiro é maravilhoso, o filme é incrível!
    • Enos Feitosa
      Decepcionante tal crítica. Apesar de mesmo o autor não concordar com o filme ou coisa parecida, o tom é de deboche. Triste mesmo. O filme tem uma essência interessante, sobre Deus, além até do cristianismo (que pessoalmente não gosto), que o autor da crítica, mostra que não entende nada.