Mutum
    Você assistiu Mutum ?

Edson S.
    Edson S.

Enviada em 8 de maio de 2014
    Mutum representa a infância do sertão: rude, sem poder se dar ao luxo de cultivar sentimentos. A brutalidade do mundo adulto afeta o pequeno Thiago, A perda do seu irmão e único amigo o faz sentir-se num mar de emoções confusas. O menino, o tipíco "aceita tudo": o que mandam fazer ou o mandam ir, vai. Lindo. Um verdadeiro "cult" :)
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

Enviada em 12 de fevereiro de 2019
    O filme Mutum é uma adaptação da obra Campo Geral do gênio literário Guimarães Rosa. A diretora/documentarista Sandra Kogut, abraçou uma missão ingrata: transpor a linguagem de Rosa em imagens o que fez com maestria. Mutum mostra o vasto mundo de Guimarães pelos olhos de um menino. Thiago nos insere no mundo dos adultos pelo olhar repleto de interrogações de uma criança. Uma profusão de sons do sertão de Minas (chuva, vento, animais,etc) são uma belíssima trilha sonora desse filme exemplar. A poesia e pureza dos atores (em sua maioria moradores das comunidades locais), dão um toque de realismo muito pouco encontrado na filmografia nacional com tanta vivacidade. O elenco afiadíssimo: o garoto protagonista Thiago (Thiago da Silva Mariz), o pai (João Miguel), a mãe (Izadora Fernandes), o irmão Felipe (Walison Leal) e tio Terez (Rômulo Braga) dão um show à parte. Imperdível principalmente para leitores de Guimarães Rosa.Vencedor de Melhor filme no Festival do Rio, seria merecedor de concorrer ao Oscar de filme estrangeiro.
    Rafael V
    Rafael V

Filme brasileiro que procura através da contemplação e dos silêncios e barulhos da natureza e do dia-a-dia da família mostrada na história, evidenciar o mundo literário de Guimarães Rosa, agora transposto para o cinema, por esses recursos: silêncios e barulhos da natureza, pássaros, plantas e das pessoas da família em seu humilde e corriqueiro dia-a-dia. o filme é uma adaptação da obra Campo Geral, de Guimarães Rosa. O enfoque é dado pela visão de duas crianças e seus olhares sobre o mundo dos adultos da família, pai, mãe e tio. João Miguel, mais uma vez, está excelente. A simplicidade e a contemplação são o forte do filme. A inocência infantil é o fio condutor da obra, enfim, um belíssimo filme.
    Aziel J.
    Aziel J.

Enviada em 24 de março de 2015
    que lugar de mutum isto foi gravado,pois nasci e cresci em mutum mg e nao reconheço o local,o filme nao e bom,o enredo e confuso,mas nao reconheço o local,onde e este cenario?