Tubarão
    Você assistiu Tubarão ?

Franc Moura
    Franc Moura

Enviada em 16 de janeiro de 2021
    O mais clássico, o pioneiro e o melhor filme desse gênero de todos os tempos, enquadramentos pioneiros, uma trilha sonora inesquecível e um trabalho na caracterização do tubarão que nem parece ser um filme de 1975, obra prima fantástica de Steven Spielberg
    Marcelo Marques
    Marcelo Marques

Enviada em 27 de setembro de 2020
    A primeira metade do filme é sofrível, bem chata na minha opinião, porém a partir da segunda metade do filme melhora muito, quando de fato os 3 personagens iniciam a caça, o policial, o especialista, e o pescador/caçador, apesar das limitações da tecnologia, época e etc, em alguns momentos o filme causa um suspense, as cenas finais salvaram o filme.
    Gostei da trilha sonora.
    Felipe F.
    Felipe F.

Enviada em 2 de julho de 2020
    Tubarão deixou sua marca na história do cinema, o primeiro filme considerado blockbuster a ser feito, e se hoje existem todo ano dezenas de filmes de tubarões de todas as formas que você imaginar (no mar, no pântano, no deserto, de cinco cabeças, gigantes...), tudo isso é graças a essa obra-prima de Steven Spielberg.
    O melhor, é que o filme ainda hoje não está datado, o filme ainda funcionando, causa muita tensão (muito a graças a trilha sensacional de John Williams), a história é simples mas muito boa, as atuações são ótimas, e o tubarão branco de Spielberg é um Animatronic extremamente bem feito, muito melhor do que diversos filmes mais atuais.
    Tubarão escreveu seu nome na história do cinema, Steven Spielberg merece aplausos, Tubarão é uma obra-prima, um filme espetacular, um projeto inovador e revolucionário para a década de 70.
    Rodrigo o que?
    Rodrigo o que?

Enviada em 27 de março de 2020
    Apesar dos efeitos especiais hoje em dia serem consideradas "ultrapassado" o roteiro e o suspense são bem feitos.
    E uma trilha sonora espetacular 👍
    Caio Borges
    Caio Borges

Enviada em 23 de janeiro de 2020
    Crítica: Tubarão – Jaws (1975)

Por Caio Borges

Considerado o filme que alavancou a carreira de Steven Spielberg e um dos primeiros blockbusters da história do cinema, Tubarão (1975) é um clássico atemporal.
    Quando a pacata ilha de Amity começa a sofrer ataques de um tubarão branco de quase 8 metros, o chefe da polícia, Brody (Roy Scheider), junto com o especialista em tubarões Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e o marinheiro Quint (Robert Shaw) vão ao alto-mar buscando eliminar a ameaça.
    Repare que a sinopse apresentada foi simples. Pois é, o roteiro do filme, escrito por Carl Gottlieb e John Milius, não é sofisticado, recheado de reviravoltas ou temas a serem debatidos. A trama é basicamente sobre 3 homens que vão atrás de um tubarão, para matá-lo e devolver a paz à ilha de Amity. Talvez o único tema interessante abordado nos 124 minutos de obra seja o egoísmo humano, que ocorre logo no começo do filme, quando o prefeito da ilha impede Brody de alertar aos habitantes sobre a presença do tubarão (mesmo após uma mulher ter morrido), pois isso iria espantar os turistas.
    Contudo, o fato do roteiro ser tão básico foi o que apresentou ao mundo a genialidade de Steven Spielberg. A maneira como o suspense é construído durante o filme é simplesmente fantástica. O truque de filmar as pessoas no mar de baixo para cima, e ir aproximando a imagem, ao mesmo tempo em que a incrível trilha composta por John Williams vai aumentando (simulando a visão do tubarão) é algo que deixa qualquer espectador tenso, e é esse clima que faz com que a obra seja possua um ritmo tão intenso.
    O tubarão aparece pouco no filme, não só pelo fato do animal mecânico (muito bem feito por sinal) ter quebrado durante as gravações, mas também para ajudar a construir todo o clima de suspense da obra, uma ótima decisão de Spielberg. O espectador não consegue vê-lo, e isso causa uma sensação de ansiedade que prende qualquer um que estiver de frente as telas.
    Dentro da obra é difícil notar algum toque pessoal do diretor, relacionado a sua história de vida, o que geralmente é evidente em seus outros trabalhos.
    É curioso também como o fato de um filme de 1975, com um animal feito sem computação gráfica, consegue ser melhor que a maioria dos filmes de tubarão modernos, em que a preocupação é nitidamente em esbanjar efeitos especiais, e com isso tira o principal aspecto de um filme com esse tema, que é o suspense.
    Por fim, Tubarão é um filme único, que deu início a uma onda de filmes sobre tubarões, que faz sucesso com o público até nos dias de hoje. Recomendado para qualquer pessoa que goste de cinema e de filmes com tubarões.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 1 de outubro de 2019
    Sem dúvida alguma nunca teremos um filme de animal assassino tão bom e clássico com Tubarão,o filme expandiu mais ainda a carreira do promissor cineasta na época Stiven Spielberg que nos apresenta um lado diferente do animal dos mares.O filme tem a simplória proposta de mostrar uma praia que é atacada constantemente por um Tubarão feroz,assim abre um alerta de um Xerife local que chama um ictiologista para ajudar a capturar e matar a fera mesmo o prefeito não ligando para os riscos.Acredite,quem nunca viu esse clássico provavelmente não sabe o tamanho desse filme pois ele em nenhum momento é tosco pu algo do tipo,pelo contrário ele consegue criar tensão e até dar sustos e sem dúvidas mudou a percepção do tubarão ao mundo.O diretor Spielberg usa uma câmera subjetiva e cria um clima um suspense a respeito do tubarão que é perfeita e usa pelo menos 2 Jumps Scares que são sensacionais com uma criação perfeita,o sangue das vítimas é bastante usado e o robô usado para fazer o tubarão é incrivelmente real.O elenco formado pelo Roy Scheider,Richard Dreyfuss e o Robert Shaw é muito bom.Ambos tem o que dizer um tem um senso de responsabilidade pelos ataques e outro tem traumas da guerra.O único problema ao meu ver é a duração,em certos momentos as cenas se alongam demais e torna um pouco cansativo,mas não tira o brilho desse filme clássico.
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 1 de abril de 2019
    5 Estrelas fácil, um clássico, direção perfeita uma trilha sonora que por si só ja da um tom aterrorizante no filme, simplesmente um clássico.

Enviada em 5 de fevereiro de 2019
    Um dos melhores filmes da história do cinema mundial! Filme repleto de energia e suspense, com cenas de puro entretenimento, com o mestre e maior diretor da história do cinema Steven Spielberg no seu ápice intelectual, que até hoje não consigo entender como ele não foi pelo menos indicado ao óscar por Tubarão, vai entender... Temos um baita elenco que conta com nomes pesados como Roy Scheider, Robert Shaw e Richard Dreyfuss, todos estão espetaculares, todos mereciam ter sido indicados. Filme indicado por quatro categorias, sendo agraciado ao óscar em três, melhor edição, melhor som e melhor trilha sonora, olhando hj no minimo merecia ter ganho seis óscar, mas... Tubarão é um marco e literalmente um divisor de águas da estória do cinema, levando ao público sensações jamis visto e até hoje dar frio na espinha de milhares espectadores.
    Elielson M.
    Elielson M.

Enviada em 5 de janeiro de 2018
    Um dos melhores filmes de tubarão que já assisti, sem muito efeito especial, olhando pela época de lançamento né, um clássico do cinema!
    Enviada em 27 de dezembro de 2017
    Muita conversa fiada pra uma coisa que podia ser resolvida em menos de meia hora, e que na verdade é resolvida nos cinco minutos finais do filme (literalmente). O suspense não funcionou em nada pra mim