As Vinhas da Ira
    Você assistiu As Vinhas da Ira ?

marcelo
    marcelo

Este filme é sem dúvida a obra prima mais linda que podemos ver em nossos dias atuais. O cinema americano nos surpreende com um filme deste, com uma ótima fotográfia e com a grande participação de Henry Fonda no papel de um ex-condenado. Sem contar os diálogos sofridos no final de filme entre ele e sua mãe. Um filme que merece sem dúvida não só os oscar que ganhou mas vários porque se trata da verdadeira história de um povo sofrido daquela época e que o filme nos passa com grande ênfase esta mensagem.
    Miguel Neto
    Miguel Neto

Um clássico cheio de qualidades, não só pelo filme em si, mas também pela idade da produção. Um filme em preto e branco onde a fotografia é fantástica. Muitas vezes se nota que é tudo cenário, mas mesmo assim não perde suas qualidades, as paisagens da época como as estradas, as plantações ou os postes de energia elétrica são um importante registro histórico. Interessante ver um filme politicamente tão à esquerda sendo filmado por americanos e sem demagogia. A pobreza da população sem terra é semelhante ao que acontece hoje no Brasil, mas sua aceitação pela sociedade é totalmente diferente. Nota-se aí que estamos quase cem anos defasados.
    John Ford e Henry Fonda juntos num filme que marcou Hollywood para sempre e mostrou todo o talento de John Ford e do próprio Henry Fonda em mais uma excelente atuação. Um filme diferente dos feitos até aquele momento, uma lição de vida e moral!
    Joaquim Fernando Nogueira N.
    Joaquim Fernando Nogueira N.

spoiler: É um filme marcante da minha juventude, porque retrata um pouco a vida como ele era vivida em quase todos os Países incluindo o nosso, muita pobreza, muita dor e acima de tudo para a maioria com dignidade. Li o Espantoso Livro de John Steinbeck, o filme para mim é um retrato quase fiel do DO.
    Marcelo C.
    Marcelo C.

Um grande clássico e obra cinematográfica dirigido estupendamente pelo grande John Ford e brilhantemente protagonizado por Henry Fonda. Uma adaptação do clássico dá literatura americana e obrigatório a todos os cinéfilos. Um enredo onde a pureza da humanidade era presente em uma colonização inocente e dolorosa as classes e famílias atingidas pela grande depressão dos séculos 30/40 dos EUA. Não se faz mais filmes como esses!
    Antonio R
    Antonio R

Vinhas da Ira (The Grapes of Wrath1940) baseado em livro de John Steinbeck é na realidade o melhor filme de John Ford. Ele que se apresentava como quem fazia westerns, jamais foi premiado dirigindo este tipo de filme, mas ganhou 4 Oscars com os dramas que ele dirigiu. É um épico gigantesco que focaliza com coragem o drama que se abateu nos Estados Unidos nos 30, na época da grande Depressão. A trama gira em torno de um família desesperada que, ao perder tudo, sai do Oklahoma e segue para a Califórnia na esperança de uma vida melhor. A produção queria Tyrone Power para o papel central, mas Ford impôs Henry Fonda. Esta decisão foi acertada - Henry Fonda tem aqui o melhor desempenho de sua carreira. John Carradine também está soberbo e Jane Darwell que interpreta a mãe foi premiada com o Oscar de melhor coadjuvante. Um obra prima que retrata com realismo uma época dramática.
    Carla Faye
    Carla Faye

Filme belíssimo! Não tem como não se emocionar com a saga dessa família em busca de uma vida melhor, com dignidade. Vi uma semelhança imensa entre os personagens do filme e os personagens do livro "O quinze " da Rachel de Queiroz.

Um dos melhores filmes de todos os tempos! Direção formidável do gênio John Ford, que lhe rendeu o óscar , óscar também para Jane Darwell como atriz coadjuvante, destaque para fotografia em preto e branco espetacular, destaque também para o monstro sagrado Henry Fonda numa atuação incrivelmente maravilhosa. As vinhas de ira é algo único e estupendo.
    Khemerson M.
    Khemerson M.

As Vinhas da Ira é o tipo de filme que todo estudante deveria assistir. Baseado no livro homônimo de John Steinbeck e publicado em 1939, a obra ambienta-se na época da Grande Depressão Americana, quando colonos agrícolas do Estado de Oklahoma migraram para a Califórnia em busca de melhores condições de trabalho, já que a Grande Crise praticamente liquidou a pequena propriedade agrícola, uma vez que os antigos arrendatários destas propriedades foram expulsos de suas terras graças à mecanização crescente do campo (numa tentativa desesperada dos grandes proprietários em saldar suas dívidas com os bancos) e graças também às intensas tempestades de areia que assolaram as áreas rurais de Oklahoma durante praticamente toda a década de 1930. E com isso, a Califórnia passou a ser considerada o destino ideal para estes agricultores expropriados de suas terras e de seu trabalho, já que a Califórnia oferecia trabalho em suas plantações de algodão e laranja, onde os trabalhadores passavam a conviver em acampamentos agrícolas, muitos dos quais insalubres e desumanos. É portanto uma obra sobre a proletarização do trabalhador do campo numa época de profunda recessão da economia americana mas que, passados mais de 70 anos de sua publicação, continua atual e necessário... (LEIA O RESTANTE DO TEXTO NO LINK ABAIXO)
    Isabelle
    Isabelle

Adaptado a partir de um livro clássico de Steinbeck, o filme transmite a desilusão de um tempo na história americana que o escritor retrata com maestria, refletindo como poucos sobre as injustiças sociais de uma época de modernização do sistema de produção capitalista. Verdadeiro, humano, arrebatador, o filme se mantém atual por não termos superado os dramas que relata. A mãe é um daqueles personagens fundamentais no cinema, e sua fala final emociona e motiva todos que lutam por justiça social e pela democratização dos meios de produção. Uma experiência de cinema e de humanidade.