Valsa com Bashir
    3,6
    Você assistiu Valsa com Bashir ?

Rafael V
    Rafael V

"Valsa com Bashir" é um filme israelense, do diretor Ari Folman, uma animação dramática e semidocumental. A memória é um recurso usado de forma soberba pelo diretor para mostrar o Horror da Primeira Guerra do Líbano. E a culpa de todos os envolvidos na guerra; o massacre de palestinos por libanenses com a complacência dos israelenses é mostrado no filme sem concessões baratas ao sentimentalismo; todos os lados da guerra são considerados culpados por Folman. Animação maravilhosa e reflexiva. Dez!
    Marcelo Lopez
    Marcelo Lopez

Enviada em 1 de dezembro de 2013
    Valsa com Bashir, animacao lancada em 2008, é uma obra destinada ao público adulto que mescla documentário com animação. A historia em tom narrativo conta as lembranças dos horrores da 1° guerra do Libano pela visao do diretor Ari Folman, Através de um enredo perturbador, que parece um pesadelo animado em cores sóbrias, o diretor nos faz refletir sobre o impacto da guerra nas futuras geraçoes do Oriente Médio. Excelente animação que merece ser vista e indicada!
    Julien
    Julien

Impressionante filme de animação... e que trata de um assunto extremamente duro: os massacres dos campos de refugiados palestinos no Líbano, Sabra e Shatila, e da participação do exercito israelense, Tsahal, aos massacres (não diretamente, mas os soldados israelenses estavam a beira dos campos de refugiados, deixaram os falangistas cristianos libaneses entrar nos campos, testemunharam execuções de civis, mas demoraram 24h para mandar parar...).O filme começa de maneira leve, com um amigo contando para o Ari Folman (o diretor do filme) um sonho, na verdade, um pesadelo, que vem atormentando ele. Isso é o gancho para o Ari perceber que, a pesar de ter participado da guerra do Líbano, ele não se lembra de nada, basicamente.Parece que a historia vai tratar de busca de memoria, porque a memoria trava, sonhos e lembranças... mas desencadena de forma muito dura, com uma condenação bastante clara da atuação do exército israelense nessa guerra, da falta de humanidade de todos os participantes armados de uma lado e do outro, dos massacres dos civis, da falta de culpabilidade de muitos envolvidos. O lado absurdo de algumas "entrevistas" durante o filme, com soldados que estavam na primeira linha em relação ao massacre de Sabra e Shatila, e mesmo assim não quiseram perceber, aceitar, o que estava acontecendo... A cadeia de comando que esconde a verdade, deixa cada soldado na ignorancia...As imagens de animação são lindas, com predominancia do amarelo e do cinza, criam uma atmosfera peculiar e que cria um clima perfeito para a historia.O final é duro, e termina, sem excesso e com bastante pertinencia, com imagens de arquivo dos massacres, os corpos amontoados, homens, mulheres, crianças... o horror da guerra...
    Parabéns pelo filme / animação, muito interessante, e muito sútil sobre varios aspectos da historia, muito realista sobre a violencia e o lado absurdo das guerras, sobre a falta de culpabilidade dos homens e falta de "aprendizado" (uma das falas mais fortes do filme é quando um amigo de Ari o compara a um nazista, porque ele passou a noite perto de Sabra e Shatila, ajudando indiretamente os phalangistas a massacrar os refugiados, lançando "flares" para iluminar o ceu, sabendo por entre-ouvidos o que estava acontecendo, mas a nenhum momento fez qualquer coisa (poderia ter feito alguma coisa???) para impedir aquela situação horrorosa).
    Vale a pena ver, refletir...