Amarcord
    3,7
    Você assistiu Amarcord ?

Rafael V
    Rafael V

Amarcord: Como sempre Fellini dá uma aula de direção; a forma como ele trabalha as reminiscências de sua infância e adolescência é o sustentáculo do filme e a trilha sonora é cultuada até hoje como uma das melhores de todo o cinema mundial, ela é de Nino Rota. Um dos melhores filme s de Fellini sem dúvida, onde se mistura o real e fantasioso, mas de forma equilibrada. Nota: 10.
    Elvira A.
    Elvira A.

Enviada em 20 de setembro de 2013
    Um espetáculo de imagens e cores, alguns reais e outros oníricos, neste filme autobiográfico do genial Federico Fellini. Tudo, embalado pela magnífica trilha sonora de Nino Rota.
    Mateus F.
    Mateus F.

Enviada em 23 de setembro de 2013
    Um filme um tanto complicado, assim como 8 e meio de 1963. Apesar de mesmo assim eu considerar esse menos complicado de entender, mas não por isso mais fácil. Fellini retrata nesses dois filmes suas memórias; nesse infantis e juvenis. Amarcord mais precisamente na época de uma Itália dominada pelo fascismo, pelo medo e pela incerteza.. Aí entra a mão boa do diretor com suas imagens complicadas e simbólicas (por vezes irônicas e engraçadas), como a do navio em que todos aplaudem e choram com sua chegada em um mar obviamente falso de papel. Seria isso uma metáfora cômica para a Itália dos anos 30 que parecia dar certo e todos aplaudiam e se orgulhavam sem nem sequer saber a direção daquele grandioso navio que era seu país? Amarcord significa simplesmente "eu me recordo". Recordarei sempre desse filme que é um dos mais nostálgicos do cinema com sua música marcante de Nino Rota.
    Carlos
    Carlos

...Fellini é um mestre do cinema...ao lado de Sérgio leone forma a maior dupla de cineastas italianos da história, em minha opinião. Tarantino e Scorsese não aprenderam nada da doçura e respeito a arte que Fellini mostra em sua obra. Fellini trata o sexo de forma sublime e respeitosa, diferente destes dois que citei e muito diferente também de Bertolucci, que abusava da morbidez e psicoses em cenas eróticas ou amistosas. Amarcord dá um exemplo de pureza no realismo da vida de jovens e adultos que estão dentro da obra. Através dessa obra observamos as fanfarras e exageros do jeito de ser dos italianos, fortemente emotivos. E ainda cenas muito engraçadas...nos fazem voltar a ser ingênuos como crianças e lembrar da beleza da vida em gestos simples e humanos. Trilha sonora maravilhosa...Nino Rota estava inspirado para compor como fez com o tema musical de O Poderoso Chefão. Amarcord, sem dúvida um grande clássico do cinema-arte!!