O Nevoeiro é sem dúvidas uma das melhores adaptações de todos os tempos!
Se você já leu o livro e viu o filme deve ter ficado chocado como ele é perfeito, assim
como o seu final (Mais para baixo sobre isso)
O filme não tem criaturas horríveis ou que deem medo ou coisas aparecendo na tela sempre, o verdadeiro medo que ele passa é a reação das pessoas. Todos os personagens são brilhantes e tão reais que passam para você uma sensação incrível. Da religiosa louca ao soldado atormentado com a culpa.
Tenho que dizer que Maria Gay Harden teve uma atuação brilhante como a Sra. Carmody!
O filme é lento, mas essa ''lentidão'' é o que te prende, depois que você se acostuma com o ritmo, não tem mais escapatória... Verá ele com as unhas na boca e tremendo de ansiedade.
O jeito que o supermercado é utilizado para mostrar como a humanidade pode ser cruel e agir por instinto mesmo sendo pro lado bom ou ruim é incrível, o que me volta a botar King em um pedestal.
Se ficar preso dentro de um supermercado, cercado por uma névoa com monstros em volta que te matam sem misericórdia é horrível e deixaria qualquer um louco ao adicionar uma fanática religiosa tudo certamente irá de mal a pior! Dentro desse supermercado é onde Stephen King faz uma critica a sociedade brilhante.
O final do filme também é espetacular, eu fiquei pensando nele durante uma semana e não conseguia tirar da minha mente. Apesar de diferente do livro é considerado melhor!
O SPOILER A SEGUIR É POR SUA CONTA:
Quando o protagonista mata todos e
quando vai se matar, acaba por ser resgatado e fica chorando desesperado vendo todos
ali que discordaram dele e saíram do supermercado vivos te deixa espantado e com um
sentimento de amargura total.
Créditos a Frank Darabont que conseguiu manter todos os personagens em seus devidos lugares, já que são vários e em muitos casos quando filmes tem muitos personagens, alguns acabam ficando totalmente sem foco ou sentido na história.