Críticas AdoroCinema do filme Star Trek
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Star Trek

4,5

De Roberto Cunha

Aviso aos tripulantes! Por mais que os "trekkies" (fiéis seguidores do universo criado por Gene Roddenberry) possam não gostar, a campanha de prélançamento deixou isso claro para todos espectadores: "esqueça o que você já viu". O diretor J.J. Abrams, um fissurado por ficção científica, usou sua fixação na questão do tempo/espaço (o seriado Lost é o maior exemplo) para provocar uma revolução na história e, de quebra, em alguns personagens de Jornada nas Estrelas. Star Trek não é uma continuação. E nem uma releitura. É um novo começo.

Na primeira cena, o som "agudo" (conhecido pelos fãs) nos remete para o espaço com uma espaçonave da Frota Estelar em confronto com a Narada, a horrorosa nave romulana comandada por Nero (Eric Bana). Esse início já é uma viagem no tempo. E à partir dele você testemunhará o nascimento de James Kirk, a origem do nome e seu histórico de rebeldia. E sobre Spock, você entenderá sua obsessão pela lógica e, também, sua branda abertura para as emoções humanas. Os fãs podem reclamar, mas são momentos fundamentais para o entendimento de dois personagens emblemáticos, que estão se desenhando nessa nova geração (com trocadilho) de espectadores.

Com o fator tempo como fio condutor desta história de vingança entre nações, o roteiro faz uso criativo de avanços na história para mostrar o garoto problema Kirk, na Terra, e Spock, ainda em Vulcano, enfrentando o preconceito em sua escola. No futuro, o jovem Kirk (Chris Pine) é convidado para participar da academia de formação de cadetes da Frota Estelar. E é lá que sua irreverência vai enfrentar a lógica de Spock (Zachary Quinto) e tabelar com o jeito "certinho" de McCoy (Karl Urban). É como o espectador vai conhecer também outros personagens tradicionais como Uhura, Sr. Sulu, Scotty, Chekov, entre outros, todos jovens e em início de carreira.

É claro que o roteiro faria uso de piadas no texto. Não é novidade na série. E muito menos em aventura de Hollywood onde parece ter virado regra. Mas o uso em Star Trek foi bem dimensionado, salvo uma ou outra passagem que poderia ser descartada. A pior foi Kirk dando uns amassos numa jovem verde de Orion. Mais parece uma ironia "marciana". Destaques para o sarcasmo de McCoy ao se referir a Spock: "Oh não! É aquele da orelha pontuda!" e para o "Uau!", uníssono, dito por todos quando vêem a U.S.S Entreprise pela primeira vez. Legal também quando o Capitão Pike (Bruce Greenwood) deixa a Entreprise com Spock e diz: "Cuide dela, Spock. É novinha!"

Entre o que poderia ser cortado, ou melhor resolvido, a perseguição de Kirk por um monstro e sua salvação com uma tocha foi muito ruim. Bom foi rever Leonard Nimoy no papel original porque a trama criada por Abrams permite essa "dobra" entre passado e futuro. O elenco está muito bem. Destaque para o Spock vivido por Quinto, mais conhecido como o Sylar da série "Heroes". As cenas de ação são boas, com direito a luta em passarelas dentro de naves (sempre sem corrimão), explosões no espaço e tiros com phazers.

Para os saudosos, o tradicional sinal com a mão, unindo os dedos, é realizado mais de uma vez no filme. Salvo algum engano, Abrams abriu espaço para duas citações. Uma seria a presença de Kirk em um bar com alienígenas e a outra num diálogo entre ele e Spock. Parece uma homenagem à Star Wars, tamanha é a semelhança com os momentos vividos por Luke Skywalker sozinho e com Obi-Wan Kenobi. Outro ponto interessante é a tradicional "velocidade de dobra" eternizada na mente de muitos espectadores com o efeito visual dos riscos no espaço. Em Star Trek, o efeito é somente sonoro, denotando uma possível maneira de Abrams preservar uma imagem nítida, e intocável, na mente das pessoas.

Não saia antes do fim. Aquela clássica narração do original "(...) audaciosamente, indo onde nenhum homem jamais esteve", será executado por Leonard "Spock" Nimoy, fechando com a tradicional música tema criada por Alexander Courage na década de 60. Star Trek subverteu toda a lógica dos fatos anteriormente criados e vividos pelos personagens. Por essa razão, abre-se um novo universo para Kirk, Spock e companhia. "Vida longa e próspera" para esse novo começo.

Dê sua opinião sobre esse filme

Seguir esse filme

 

Quer ver?

Sim Não

Você já viu? Dê uma nota! Escreva uma crítica!

0 : Péssimo
0.5 : Horrível
1.0 : Muito ruim
1.5 : Ruim
2.0 : Fraco
2.5 : Regular
3.0 : Legal
3.5 : Bom
4.0 : Muito bom
4.5 : Ótimo
5.0 : Obra Prima
Salvando...
Salvo
Crítica
Quer ver mais críticas?
Nossas últimas críticas
Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Os Vingadores - The Avengers
  4,1

De Joss Whedon
Com Robert Downey Jr., Chris Evans
Ação

American Pie - O Reencontro
  3,6

De Jon Hurwitz, Hayden Schlossberg
Com Jason Biggs, Alyson Hannigan
Comédia

A Delicadeza do Amor
  3,4

De David Foenkinos, Stéphane Foenkinos
Com Audrey Tautou, François Damiens
Romance

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Branca de Neve e o Caçador
1. Branca de Neve e o Caçador

De Rupert Sanders

Com Kristen Stewart, Chris Hemsworth

Filme - Fantasia

Trailer

2. O Espetacular Homem-Aranha
3. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
4. Os Mercenários 2
5. Para Sempre
6. O Ditador
7. A Era do Gelo 4
8. Aqui é o Meu Lugar
9. Rock of Ages - O Filme
10. Procurando Nemo

 Mais filmes