Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Interestelar
    Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Interestelar" e da sua filmagem!

    Instrução às Cegas

    O compositor Hans Zimmer foi instruído por Christopher Nolan a fazer uma distinta trilha sonora : "É hora de reinventar. A sequência interminável [ostinatos] precisa seguir outro caminho, os grandes sons estão, provavelmente, armazenados." Nolan não forneceu a Zimmer um script ou quaisquer detalhes da trama, para que ele pudesse escrever a música para o filme, ao invés disso, deu ao compositor "uma página de texto", que "tinha mais a ver com a história [de Zimmer] do que o enredo do filme".

    Direção Realista

    Como em A Origem (2010) e os dois últimos filmes do "Cavaleiro das Trevas", Nolan tem se concentrado em tantos ambientes reais quanto possível. "Temos interiores espaciais ... nós construímos sets fechados [e] filmamos como um documentário como se [os atores] estivessem realmente lá", disse ele. Nolan tinha os efeitos visuais do filme criados com antecedencia, e projetadas em telas colocados fora do conjunto da nave espacial, por isso, quando os atores olhavam para fora das janelas de sua embarcação espacial, eles eram capazes de ver e reagir a um ambiente real e não uma tela verde. Tecnicamente, Nolan disse que filmou Interestelar com uma câmera IMAX mais do que qualquer um dos seus filmes anteriores. Ele também deseja dar maior realce à experiência de áudio desta vez. Nolan também afirmou que tem "planos de mixagem de som muito ambiciosos. [Quero] dar ao público uma experiência de imersão incrível. Os aspectos técnicos vão ser mais importante do que qualquer filme que eu fiz antes."

    Filmados para produção

    Alguns imagens de arquivo do teaser trailer foram filmados, especificamente, para a produção e em seguida, alterado pelas equipes de efeitos visuais para parecerem antigas.

    Nativo do Texas

    Christopher Nolan selecionou Matthew McConaughey depois de conferir sua atuação em Amor Bandido (2012). Foi um "momento ideal" para Nolan quando escolheram um nativo do Texas, McConaughey, para o papel principal. "Estou muito feliz por ele agora. Eu não sabia de quanto potencial ele tinha até que eu vi Amor Bandido, e não apenas como um galã, mas em talento atuante." Nolan observou que em McConaughey, ele "precisava de um homem comum que poderia experimentar estes eventos extraordinários."

    Sugestão em família

    Steven Spielberg, que foi escalado para dirigir o filme em 2006 e contratou Jonathan Nolan para escrever o roteiro, escolheu focar-se em outros projetos. Em 2012, após a saída de Spielberg, Jonathan Nolan sugeriu o projeto para seu próprio irmão, Christopher Nolan.

    Roteiro à la física teórica

    O roteiro é baseado na obra do físico teórico, Kip Thorne. Ele descreveu a história como "baseado em um deformado espaço-tempo - os eventos mais exóticos do universo de repente tornam-se acessíveis para os seres humanos".

    Participação especial?

    Kip Thorne, o físico teórico cujas obras inspiraram este filme, foi sondado para fazer uma participação especial no filme.

    Carta de Flora

    Filmado sob o nome falso "Carta de Flora", após a filha de Christopher Nolan, Flora.

    Influências espaciais

    Christopher Nolan descreveu o filme como "uma ode ao voo espacial humano"; ele cita os "filmes espaciais" 2001 - Uma Odisséia no Espaço (1968), Guerra nas Estrelas (1977), Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), Alien, o Oitavo Passageiro (1979) e Blade Runner, o Caçador de Androides (1982) como uma influência para o longa.

    Substituição fotográfica

    Este é o primeiro filme de Christopher Nolan desde Following (1998) a não ser filmado pelo diretor de fotografia, Wally Pfister, que estava ocupado com sua estreia na direção, o longa Transcendence: A Revolução (2014). Nolan contratou o diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema para substituir Pfister.

    Primeiro e único

    Maior cena a ser filmada, utilizando 15/70mm IMAX para um longa-metragem, e, devido à rápida conversão da indústria cinematográfica para formatos de projeção digital, será potencialmente o último filme a ser projetado em 15/70mm IMAX.

    Sérios e atraentes

    Em um Perguntas e Respostas realizado no CinemaCon em Las Vegas em 26 de março de 2014, Christopher Nolan afirmou que Interestelar é "muito diferente" do seu trabalho passado, e que foi inspirado pelos filmes que viu crescer durante o que denominou de "a era de ouro dos sucessos"- essencialmente, quatro filmes quadrantes que não precisam de um" rótulo família "para apelar a todos os públicos. Nolan observou que é "realmente sobre voltar para esses tipos de filmes." Nolan depois citou os longas de Spielberg, Tubarão (1975) e Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) como filmes que conseguem abordar assuntos sérios, enquanto atraem todos os tipos de público.

    Roteiro viajado

    A fim de oferecer um papel a Jessica Chastain, Christopher Nolan mandou um assistente para a Irlanda, onde ela estava filmando Miss Julie (2014) com um roteiro marcado, à marca d'água, com o nome de Chastain. Chastain não foi autorizada a manter o script depois que o leu.

    Acordo de produtoras

    O filme começou como uma produção da Paramount. Quando Christopher Nolan assumiu a cadeira de diretor, a Warner Bros., que lançou recentes produções de Nolan, buscou uma participação no projeto. Em troca de direitos de distribuição internacional, a Warner deu a Paramount os direitos de co-financiar futuras sequências de Sexta-Feira 13 (2009) e South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (1998).

    Exibição auxiliar

    Christopher Nolan exibiu Os Eleitos - Onde o Futuro Começa (1983) para o elenco antes das filmagens começarem, para ajudá-los a entender seus papéis no filme.

    Viagem espacial

    O método de viagem espacial neste filme foi baseado em obras do físico Kip Thorne, que eram também a base para o método de viagem espacial no romance de Carl Sagan "Contato", que resultou na adaptação cinematográfica Contato (1997). Matthew McConaughey estrela em ambos os filmes.

    Cinco

    Interestelar tem cinco vencedores do Oscar no elenco: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Michael Caine, Ellen Burstyn e Matt Damon. O filme anterior de Christopher Nolan, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), também teve cinco ganhadores do Oscar no elenco.

    Câmera portátil

    Hoyte Van Hoytema remodelou uma câmera IMAX para um modo portátil, a fim de filmar cenas interiores.

    Filmagem literalmente espacial

    Algumas seqüências espaciais foram filmadas com uma câmera IMAX instalada no "cone do nariz" de um Learjet.

    Quase um bilhão

    Levando em conta que o filme tem 169 minutos de duração e custo de produção aproximado de 165 milhões dólares, o filme finalizado carrega um preço de aprox. $ 976,331.36 por minuto.

    Projeção adicional

    Desde o início de 2014, a Paramount Pictures começou a deixar de liberar seus recursos em ações de filme tradicional, em favor de formatos de projeção digital. No entanto, como Christopher Nolan é um forte defensor do uso continuado de cópias de filmes sobre digital, ele insistiu que Interestelar fosse adicionalmente lançado em 15/70mm IMAX, 70 milímetros padrão e filme 35mm formata um total de dois dias antes de seu lançamento digital em geral.

    Recusa

    Irrfan Khan foi considerado para um papel, mas recusou devido a conflitos de agenda com a Lunchbox (2013) e D-Day (2013).

    Submarino no espaço

    O designer de produção, Nathan Crowley baseou o design do navio Endurance na Estação Espacial Internacional: "É uma mistura verdadeira de diferentes tipos de tecnologia; você precisa de material análogo, bem como o material digital, você precisa de sistemas de back-up e interruptores tangíveis. Cada centímetro de espaço é usado, tudo tem um propósito. É realmente como um submarino no espaço."

    Juntos pela sexta vez

    Esta é a sexta colaboração entre Michael Caine e Christopher Nolan. Os outros cinco títulos são: Batman Begins (2005), O Grande Truque (2006), Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008), A Origem (2010) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

    Agora é menina

    O personagem Murph era originalmente um menino nos primeiros rascunhos do roteiro.

    Explicação teórica

    A explicação teórica do buraco de minhoca usando papel e caneta é exatamente a mesma que aparece em O Enigma do Horizonte (1997).

    Ex-astronauta

    A fim de adquirir inspiração para as viagens espaciais do mundo real, Christopher Nolan convidou o ex-astronauta Marsha Ivins ao conjunto.

    Referência literária

    Os personagens mencionam viajar através de um "tesseract", que é, provavelmente, uma referência à descrição das viagens multi-dimensionais usadas pela primeira vez no romance científico de 1962 "A Wrinkle In Time", de Madeleine L'Engle.

    Escola real

    A escola onde Cooper (Matthew McConaughey) vai para a reunião de pais e professores é chamado de "Longview School" é uma escola real em Longview, Alberta, Canadá, onde a cena foi filmada. Coincidentemente, McConaughey formou-se na Longview High School, em Longview, TX.

    Inspiração modernista

    Os projetos de construção neste filme são inspirados pelas obras do arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe.

    Quinta vez

    Esta é a quinta colaboração entre Hans Zimmer e Christopher Nolan.

    Hipotermia

    Anne Hathaway sofreu de hipotermia durante as filmagens na Islândia, devido ao fato de que seu traje espacial foi aberto durante as gravações na água gelada.

    Dust Bowl

    O cenário apocalíptico da Terra neste filme, é inspirado no desastre Dust Bowl que ocorreu nos Estados Unidos durante a Grande Depressão na década de 1930.

    O universo de Douglas Adams

    As personalidades robôs são inspiradas por Douglas Adams, autor do universo "Guia do Mochileiro das Galáxias", onde o Sirius Cybernetics Corporation criou as Genuínas Pessoas Personalidades (" BPP "), que impregnam seus robôs com inteligência e emoção. O exemplo mais reconhecido no universo de Douglas é Marvin, um andróide paranóico.

    Pousos forjados?

    O filme menciona a teoria de que os pousos na Lua foram forjadas pelo governo, e que Stanley Kubrick dirigiu o filme de TV usando adereços que sobraram de 2001 - Uma Odisséia no Espaço, que em si é uma das inspirações para Interestelar.

    Robô marionete

    A maioria das cenas do robô TARS não foram gerados por computador. Ao invés, TARS era uma prática marionete controlada e dublada no set por Bill Irwin, que foi então digitalmente apagada do filme. Irwin também manipulou o robô CASE, mas, nesse caso teve sua voz dublada por Josh Stewart.

    Buraco negro

    O nome do buraco negro é "Gargantua", que também era um gigante com um apetite incrível, muito difícil de satisfazer. Este personagem foi criado por François Rabelais em seus romances "Gargantua e Pantagruel".

    Kip S.

    O desmantelado robô no planeta gelado tem a designação KIPS, o produtor executivo Kip Thorne escreve livros sob o nome Kip S. Thorne.

    Cultivo de milho

    Para uma cena no campo de milho, Christopher Nolan procurou cultivar milho real, que ele aprendeu devido a sua produção em O Homem de Aço (2013).

    Roteiros combinados

    Nolan combinou sua idéia com um roteiro existente por seu irmão Jonathan Nolan, que foi desenvolvido em 2007 pela Paramount Pictures e produtora Lynda Obst.

    Logos empoeirados

    Os logos para a Warner Bros, Paramount, Syncopy e Legendary no início do filme têm um tratamento "empoeirado", prenunciando a razão para a trama principal do longa.

    Versão menor

    O robô TARS, quando em pé, se parecia muito com uma versão muito menor do monólito em 2001 - Uma Odisséia no Espaço.

    Helicóptero russo

    O designer de produção Nathan Crowley descreveu a nave espacial Lander como um "helicóptero russo pesado".

    Litografias

    No escritório da base secreta da NASA, pode-se ter um vislumbre das litografias de "Da Terra à Lua", de Jules Verne.

    Duas diretrizes

    No início da pré-produção, Dr. Kip Thorne previu duas diretrizes a serem seguidas rigorosamente: nada violaria as leis físicas estabelecidas, e que todas as especulações selvagens surgiriam da ciência e não da mente criativa de um roteirista. Christopher Nolan aceitou estes termos, desde que não ficasse no caminho da realização do filme. No entanto, Isso não impediu os confrontos: em um ponto, Thorne passou duas semanas falando para Nolan uma idéia sobre como viajar mais rápido que a luz.

    Liberdade criativa

    De acordo com Dr. Kip Thorne, o maior grau de liberdade criativa no filme são as nuvens do planeta de gelo, ou seja, estruturas que, provavelmente, vão além da força material que o gelo seria capaz de suportar.

    Solicitando permissão

    Depois de assistir o documentário The Dust Bowl (2012), Christopher Nolan contactou o diretor Ken Burns e produtor Dayton Duncan, solicitando permissão para usar algumas de suas entrevistas no filme.

    Efeitos em miniatura

    As naves espaciais Ranger e Lander foram criadas utilizando efeitos em miniatura pela empresa de efeitos New Deal Studios já que, Christopher Nolan achou que eram melhores do que os efeitos gerados por computador para dar as naves uma presença tangível no espaço.

    Protótipos

    Muitas das lentes IMAX usadas durante as filmagens eram protótipos; nunca antes visto, e algumas modificações de última hora tiveram que ser feitas para com algumas das lentes, poucos dias antes do início das filmagens.

    Poço de Lázaro

    Dr. Brand faz uma referência ao mítico Lázaro, que foi ressuscitado dentre os mortos. Embora não explicitamente mencionado, a trilogia "O Cavaleiro das Trevas", dirigido por Nolan apresenta um personagem conhecido como Ra's Al Ghul, que no material original dos quadrinhos do Batman, enganou a morte inúmeras vezes, graças à magia e ciência do "Poço de Lázaro" . Tanto a trilogia e Interestelar compartilham temas comuns como renascimento e o começo de uma nova vida, e também envolvem cenários "fim do mundo" (embora nos filmes do Batman, seria em menor escala, no início, pelo menos).

    Afflecks

    O filme anterior de Christopher Nolan foi o seu último filme Batman, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. O irmão de Casey Affleck é Ben Affleck, que interpreta Batman em Batman V Superman: Dawn of Justice (2016).

    Novo software

    Para criar o buraco de minhoca e buraco negro, Dr. Kip Thorne colaborou com o supervisor de efeitos visuais Paul J. Franklin e sua equipe da Double Negative. Thorne ofereceu páginas de pesquisas de equações profundamente teóricas para a equipe, que então criaram novos programas de software CGI com base nessas equações para originar precisas simulações de computador desse fenômeno. Alguns quadros individuais levou até 100 horas para render, e, finalmente, todo o programa CGI chegou a 800 terabytes de dados. A VFX forneceu a Thorne uma nova visão sobre os efeitos das lentes gravitacionais e acresceu discos que cercam os buracos negros, e levou-o a escrever dois artigos científicos: um para a comunidade astrofísica e um para a comunidade de computação gráfica.

    Enredo top secret

    Até a conclusão da pós-produção, Matthew McConaughey nem sequer revelou o enredo do filme para sua esposa, Camila Alves.

    Poeira sintética

    As grandes nuvens de poeira foram criadas no local, usando grandes ventiladores para soprar o pó sintético à base de celulose no ar.

    Efeito "buraco negro"

    Christopher Nolan ficou inicialmente preocupado que, uma representação cientificamente precisa de um buraco negro não seria facilmente retratado para o público comum. No entanto, Nolan encontrou o efeito final para ser explicável desde que ele mantivesse perspectivas de câmera consistentes: "Enquanto nós não mudássemos muito o ponto de vista / a posição da câmera, poderíamos obter algo muito compreensível."

    Livro similar

    Uma cópia do romance de Stephen King "A Dança da Morte" é visível entre os livros de Murph. O livro de King é sobre a quase extinção da humanidade e os sobreviventes lutam para mudar e se estabelecer. Semelhante a trama de Interestelar.

    Quote poético

    Os quotes frequentemente citados, que começam com "Não entre gentimente nesse boa noite" pertencem a um poema de Dylan Thomas.
    Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
    • After - Depois da Verdade (2020)
    • Cinquenta Tons de Cinza (2015)
    • Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
    • Convenção das Bruxas (2020)
    • O Diabo de Cada Dia (2020)
    • Ninfomaníaca - Volume 1 (2013)
    • Tempestade: Planeta em Fúria (2017)
    • Tenet (2020)
    • Além da Vida (2009)
    • Viva - A Vida é uma Festa (2017)
    • Tropa de Elite 2 (2010)
    • 365 DNI (2020)
    • Vingadores: Ultimato (2019)
    • It - A Coisa (2017)
    • Superação - O Milagre da Fé (2019)
    • Trolls 2 (2020)
    • Cinquenta Tons Mais Escuros (2017)
    • O Que Te Faz Mais Forte (2017)
    • A Cabana (2016)
    • Extraordinário (2017)
    Back to Top