A Vida dos Outros
    Você assistiu A Vida dos Outros ?

William
    William

Enviada em 16 de dezembro de 2013
    Mais um retrato da "maravilha" que era o comunismo soviético. Deixando de lado a questão de fuga da Alemanha Oriental para a Ocidental, aqui é abordado a vida difícil por parte de pessoas que eram censuradas em seus trabalhos e tinham suas vidas invadidas pelos comunistas, além do abuso do poder e chantagem. Vida difícil onde muitos recorriam ao suicídio a ter que viver numa prisão intelectual. Muito bom.
    Neo2011
    Neo2011

Enviada em 12 de julho de 2013
    Achava que tudo que falavam sobre o filme era exagero, mas não é;cinema de verdade em um filme com seres humanos de verdade, e uma historia que condensa os sentimentos humanos, como amor, arrependimento, bondade, agradecimento, enfim, uma historia sobre cada um de nos em situação adversa.Uma pérola, que nos envolve com sua narrativa simples e tocante...Para quem curte cinema de arte ou não!
    Erika
    Erika

Enviada em 22 de outubro de 2015
    Ótimo filme, gostei muito, vou passar assistir mais filmes estrangeiros como esse, e parar com os já carimbados filmes americanos.
    Daniel S.
    Daniel S.

Enviada em 21 de fevereiro de 2015
    Do início ao fim impossível desgrudar os olhos da tela! Fantástico!
    mxelbh
    mxelbh

Enviada em 17 de fevereiro de 2015
    Não quero escrever bonito sobre um filme que é uma obra de arte. O nome é "A vida dos outros". Não preciso intelectualizar, pois não sou crítico, mas um cinéfilo exigente, muito atento aos roteiros (pois arrisco dizer que também escrevo roteiros) e só posso dizer que esse beira a perfeição. A direção é magistral, a câmera é poderosa e as atuações extremamente convincentes, chegando a ponto de dizer que, por vezes, não estaria bisbilhotando a vida real daquelas pessoas. A sutileza do personagem espião, que se envolve com os sentimentos dos seus espiados, inicialmente prepotente e arrogante, passando a humano e sensível, pode ser vista claramente através do seu olhar. Eu digo "através" não "por meio" propositalmente, pois podemos atravessar os seus questionamentos que o levam a mudar de lado, o lado repressivo da antiga Alemanha Oriental, socialista, às vésperas da queda do muro de Berlin. Difícil imaginar do que é capaz o ser humano. Muito bom pensar o que a arte pode nos proporcionar.
    Fernando Henrique S.
    Fernando Henrique S.

Enviada em 14 de novembro de 2015
    Como todo filme Cult, requer paciência temperada com um olhar artístico de um observador para perceber o show de interpretação nos temas da justiça versus a moral; da lealdade versus a fraqueza; assim verá que a recompensa de ser bom está na bondade de sê lo.
    marc gogh
    marc gogh

O filme conta a história do período repressivo da Alemanha e a história começa nos idos de 1984 (tal qual o livro 1984, de George Orwell) onde a polícia perscruta a intimidade de seus moradores/cidadãos, com escutas e espionagens para todo lado, cerceando a liberdade individual e de expressão. O filme é lindo! E o personagem mais marcante e que encontra o seu verdadeiro eu é o homem que faz a escuta do que ocorre no apartamento de um escritor de peças de teatro. Ao participar da intimidade daquele casal, ele se dá conta da existência do amor, do companheirismo, da dor existencial de viver num país coercitivo e punidor. E é através da música "Sonata para um homem bom" que ele passa por transformações e se humaniza. A fala do escritor também contribui para essa reflexão, quando após o término da sinfonia, o escritor diz: "será que um homem que escute esta melodia, bem no fundo de sua alma não seria um homem bom?...Parece que esse homem resgata o seu lado bom e realmente faz algo que transforma a realidade daquela sociedade. Tanto o livro 1984 quanto este filme me marcaram extremamente. O filme "A vida dos outros" pode sintetizar de forma belíssima, mais esperançosa, um futuro que viria com a queda do muro de Berlim. O que me marcou no filme foi o "medo", o medo de viver, de estar sendo vigiado a todo o instante e os personagens souberam transmitir com tamanha beleza. E no final o agradecimento do escritor ao seu antigo algoz - por seu momento de lucidez humana - Valeu a leitura magnífica do livro (um clássico) e muito mais ter visto o filme.

Enviada em 1 de abril de 2019
    Uma obra que resgata o cinema Alemão do pragmatismo que se encontrava, com o aspecto cru e cheio de enigmas da 2° guerra mundial, mostrando suas facetas e crueldade. Destaque para o bom elenco, todos estão bem, sem grandes estrelas , mas com desenvolturas de gente grande. Ressalva para roteiro parado, não que seja negativo, mas que gera um pouco de cansaço em alguns momentos. Muito bom filme, vale a pena conferir.
    Enviada em 6 de abril de 2016
    -Filme assistido em 06 de Abril de 2016 -Nota 8/10 Que estreia do diretor Florian Henckel,que quatro anos mais tarde,dirigia "O Turista".Não há sombra de dúvidas a importância do diretor aqui em "A Vida dos Outros".Tudo em seu tempo.Um super drama,que envolve alguns dos principais personagens,o mistério que insiste em ficar até o fim,e diálogos fortíssimos. Vencedor do Oscar 2007 por Melhor Filme Estrangeiro,desbancando "O Labirinto do Fauno",outra belíssima produção.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Segui-los 1986 seguidores Ler as 669 críticas deles

Enviada em 2 de setembro de 2018
    Georg Dreyman é um famoso dramaturgo da Alemanha Oriental ele é um dos poucos que consegue enviar textos para o outro lado da fronteira .Com suspeitas de ser infiel as idéias comunistas ele começa a ser vigiado 24 horas por dia pelo Anton Grubitz que acaba se apaixonando pela vida dele e da namorada e atriz Christa-Maria Sieland.A vida dos outros é um filme sensacional que conta com uma história que te prendo do início ao fim e conta com belas atuações,aqui você vê um pouco do modo de espionagem dos comunistas e como eles defendiam de forma patriótica o socialismo.As atuações são de primeira linha,Ulrich Mühe manda muito bem como o espião ele é robótico sempre sério e que vive uma vida solitária, Martina Gedeck tem atuação de destaque ela tem momentos dramáticos perfeito e faz você se preocupar com ela.O roteiro é muito bem escrito,os diálogos são inteligentes e o desenvolvimento da trama te prende e o diretor sabe conduzir muito bem .A vida dos outros é uma bela história dramática que é muito bem conduzida e conta com ótimas atuações.