Casa de Areia
    Você assistiu Casa de Areia ?

Kamila A.
    Kamila A.

Enviada em 17 de maio de 2013
    Fazer cinema para os Montenegro Torres virou – literalmente – um negócio de família. Em 2004, Fernanda Torres co-escreveu com o irmão Cláudio Torres o filme “Redentor”, que ele também dirigiu e no qual atuaram a mãe Fernanda Montenegro e o pai Fernando Torres. Em 2005, chegou a vez de Fernanda mãe e de Fernanda filha atuarem juntas no filme “Casa de Areia”, do diretor Andrucha Waddington, que é, respectivamente, genro e marido das Fernandas. No entanto, parece que o negócio familiar vai mal das pernas, uma vez que se “Redentor” foi decepcionante, o mesmo pode ser dito de “Casa de Areia”.

O filme acompanha a história de três mulheres de uma mesma família em gerações diferentes; todas elas interpretadas nos seus diferentes estágios de vida por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, com exceção da atriz mirim Camilla Facundes, que interpreta a personagem na infância. “Casa de Areia” começa em 1910 quando Áurea e Dona Maria, a mãe dela, acompanham Vasco (Ruy Guerra), o marido de Áurea, na busca pelo seu Eldorado. Vasco espera encontrar a riqueza e a prosperidade no local mais inóspito do Brasil: as terras arenosas do Maranhão, que mais parecem um deserto em meio à civilização. Isolados no meio do nada e sem perspectivas de saírem dali, a família (que está prestes a aumentar, pois Áurea está grávida) tem que encontrar uma forma de sobreviver e se adaptar à nova morada.

A adaptação, pelo menos para Áurea, será muito difícil. Ela não aguenta viver isolada e quer criar sua filha na cidade. Mas, para conseguir sair do deserto maranhense, Áurea tem que driblar a resistência do marido e, depois da morte deste, a da mãe. A partir daí, mãe e filha – com a companhia da neta Maria – meio que se conformam com a vida no meio da areia, vão construindo seu patrimônio lentamente e criando uma rotina de atividades diárias com a ajuda de Massu (Seu Jorge quando jovem e Luiz Melodia quando mais velho), um pescador que vive nas redondezas. Porém, a civilização está sempre à espreita e a tentação de voltar para lá será uma vontade sempre presente.

“Casa de Areia” consegue manter o interesse da platéia aceso ao mostrar como Dona Maria e, principalmente, Áurea vão mudando ao longo dos anos e superando os conflitos que as separavam. Pena que a dinâmica existente entre a mãe e a filha no primeiro segmento do filme se perde por completo quando uma velha e cansada Áurea se torna a mãe da – agora – adulta Maria. O toque moderno que o roteiro de Elena Soarez ganha a partir daí é somente o primeiro dos problemas de “Casa de Areia”. O filme tem um ritmo lento por demais, demora uma eternidade para começar e não parece seguir uma linha lógica de pensamento.

Verdade seja dita: fazer um filme que se propõe a contar a história de mulheres de uma mesma família condenadas a viver num lugar aonde não escolheram morar era uma idéia muito cheia de pretensão. Andrucha Waddington fez a sua parte – o filme é lindo visualmente. As duas Fernandas não comprometem – pelo contrário, fizeram um milagre em se tratando do péssimo roteiro. O resultado é que “Casa de Areia” é um representante fiel daquele caso em que existem idéias que parecem melhores no papel e que, quando executadas, perdem a sua força por completo.
    VG
    VG

Enviada em 18 de dezembro de 2014
    Filme muito bom, com uma passagem temporal muito sutil, e, ao mesmo tempo, tão sentimental e frio.

É uma pedida muito boa. As Fernandas brilham intensamente na dramaticidade.
    Rafael
    Rafael

Excelente filme! Ele escorrega um pouco no começo, que é chato e por isso perdeu um ponto. Mas a partir dos 15 minutos você já começa a ficar fascinado com a beleza do lugar, das atrizes e do próprio filme. Além da beleza plástica, o roteiro nos deixa também com uma grande reflexão acerca de alguns dos principais dilemas humanos... Enfim, é o tipo de filme para se ter na coleção.
    Isis Lourenço
    Isis Lourenço

Enviada em 19 de maio de 2021
    Filme longo,feito em família e somente em uma locação (linda!) nas dunas de Maranhão ,logo você acha que deve ter saído barato, mas não,devido ao clima seco foi gasto milhões.
    O fato de termos mãe e filha na vida real e na ficção dá uma curiosidade a mais,mas também um conforto para as duas.
    Depois de uma longa lista de patrocinadores que começa.
    O começo lembra bem o nascimento do menino Jesus.
    Toda vez que a areia se mexia eu pensava:"é agora e nada!"
    Pegaram o estereótipo dos portugueses de serem burros e brincaram com isso com maestria.
    A princípio,achei que teria ação,seria mais angustiante e fosse didático, mas não. É jogado na cara e você que tire suas próprias conclusões.
    A casa era bem bonita,como conseguiram fazer em um local tão inóspito? E como o povo consegue viver ali?
    Quando a Fernanda mais nova depois de anos passados decide ir com as próprias pernas foi bem interessante.
    Era necessário aquela nudez jogada à toa no filme? Não, mas sendo brasileiro eles não podem renegar as origens.
    Adorei o único momento de suspense pra mim,que foi quase no final.
    De restante,é uma enrolação grande de 2h bem lento,com participação de Seu Jorge e do Chico de Chiquititas,(essa mínima.)

Matheus
    Matheus

Espetacular! O filme tem uma fotografia impecável. Não é exagero apostar no Oscar 2007 de Melhor Fotografia para o filme. Fernanda Montenegro também está soberba, a vitória no Oscar é difícil devido ao favoritismo das atrizes "queridinhas" de Hollywood, mas a indicação é muito provável. Vale a pena conferir esta obra de arte do cinema brasileiro. Com certeza esse filme vai além de Central do Brasil e Cidade de Deus, pois nos mostra um cinema brasileiro totalmente diferente do tradicional drama. O filme é uma fábula espetacular. Aguardem o primeiro filme brasileiro a ser premiado no maior festival de cinema do mundo.
    Yve Carvalho
    Yve Carvalho

Enviada em 17 de fevereiro de 2013
    De uma delicadeza sutil, o filme mostra a passagem do tempo, as lutas humanas e as diversas nuances do amor, além da paisagem impressionante. Tocante e irretocável a interpretação das Fernandas Montenegro e Torres, nos papéis de mãe e filha, e filha e mãe. Super!
    ISGonçalves
    ISGonçalves

Mais um filme maravilhoso! Tive a oportunidade de assistir somente cinco anos depois que foi lançado. Do inicio até o final fica visível o tema central do filme O TEMPO. Passamos a vida toda cercado de materiais que nos conduzem em horários didáticos. No filme não há material algum, só a natureza. Você percebe que há uma mudança de comportamento das personagens e mudanças no habitat natural como a areia que vai aos poucos encobrindo a casa. No final parece que as personagens não são as mesmas que ali chegaram, aquelas já se foram morreram! O que restou foram só as lembranças que ali se enterraram esquecidas. Precisa falar mais alguma coisa, parabéns Andrucha!
    Tiesca Badeaz
    Tiesca Badeaz

Enviada em 9 de maio de 2022
    Ter assustido justo hj Dia das mães pelo canal CURTA foi emocionante. Uma história que me impressiona pelas imagens panorâmicas q trazem a grandeza da geografia inóspita e a limitação imposta a essas mulheres...qdo tudo parecia ser o era...o fim dá um outro rumo cheio de humanidade. A música q a mãe não conseguia descrever o q era p uma filha q jamais esteve na civiluzação é a metáfora mais forte do q significa a arte, a emoção e o reencontro. Forte demais, chorei chorei