Mandela - A Luta pela Liberdade
    3,3
    Você assistiu Mandela - A Luta pela Liberdade ?

DeiseC25
    DeiseC25

Acho que vc nao entendeu a questão do filme. Começando pela questão do Apartheid em si. Pra começar o filme é veridico (com certeza romantizado - a real deve ter sido bem mais dura), aquela relação estar acontecendo dentro daquele contexto é em si uma revolução. A mudança de opinião, de visao de uma mesma situação não depende de uma conversa. O que vc queria? q Mandela sentasse com um branco racista que o via como terrorista sem voz e sem direitos e que explicasse todo o seu lado, claro que esse branco estaria sentadinho ouvindo ele? POr favor.
    A mudança de Gregory aconteceu na simples observação e analise dos fatos, as mortes dos negros obviamente não-acidentais (o que tira a razao de qualquer mocinho), o esclarecimento lendo a carta de Liberdade (coisa que nenhum deles tinha acesso) e vendo que o que era pregado contra os negros não era exatamente o objetivo deles. Enfim, ele começou a reorganizar suas ideias e a ver quem era terrorista de verdade.
    Me desculpe mas vc me dizer que o filme nao tem NADA A DIZER é um insulto e uma ofensa a toda uma luta. A todo um sofrimento que nenhum de nós temos noção. è quase uma falta de respeito a um homem instruido, preto e preso por 27 anos acusado de terrorismo enquanto os brancos não lhe davam nem o direito de andar na rua sem um passe. De votar. De viver. Muito triste o seu comentario na minha humilde opiniao. Confesso q a questao do envelhecimento nao me importou em nada. O Apartheid foi uma crueldade sem tamanho. Acho que vc não entendeu tambem a historia de Mandela. O tempo inteiro o filme é voltado pra ele, Gregory simboliza o aprendizado com as atitudes DELE. A revolução que ELE buscava. Ele está sempre como um exemplo, ele tem respostas logicas e bem estudadas pra tudo, não é um simples auê. Ele era um lider e se comportava como tal. Acho que vc deve ver o filme de novo.
    Ailton S.
    Ailton S.

Enviada em 12 de abril de 2012
    Inicialmente, pensei "mais um filme que romanceará o aparthaid na África do Sul"... Mas ao ver o filme de perto, por dentro, verifiquei que estão ali: cenas de violência extrema, tortura, a Carta da Liberdade, os noticiários de TV... E mesmo o inferno que vive o "inocente" carcereiro... criado com um menino negro! Pois bem, esse Mandela expõe as feridas individuais e sociais abertas por um regime de segregação racial. Ao mesmo tempo em que expõe o quão se pode viver - morrer pelos ideais de liberdade!
    O filme retrata, em linhas gerais, que as sociedades sempre com-viveram com as diferenças étnicas de novo conflitivo, pois como diria Foucault, o desejo de dominação é imanente, a sede de poder se revela nas relações cotidianas, embora sejam evidentes nas instituições totais.
    O filme não romanceia a história do aparthaid, ao contrário, expões conflitos e, sobretudo, destaca como ideais elevados podem nortear processos de resistência violentamente organizados.
    Apague as luzes, aumente o som do home e bom filme!