O Amor nos Tempos do Cólera
    3,6
    Você assistiu O Amor nos Tempos do Cólera ?

Marcelo S
    Marcelo S

Enviada em 20 de março de 2017
    Love in The Time of Cholera, no original, dirigido por Mike Newell, concorreu na categoria Canção Original no Globo de Ouro de 2008.

É aquele tipo de filme que quando você vê a sinopse você espera uma coisa do filme e quando assiste o filme te entrega açgo levemente diferente, mas neste caso mesmo eu vendo algo diferente do que eu imaginava o saldo sai muito positivo.
    O filme passa essa mensagem de 'o quanto você esperaria pelo seu verdadeiro amor', e nos entrega uma história que geralmente não aconteceria na vida real, mas até então a mesma é tirada de um romance do ganhador do prêmio Nobel Gabriel Gárcia Marquez.
    Apesar do filme ser em inglês, assim como seus desenvolvedores e produtores, boa parte do elenco vem da América Latina, uma vez que o filme também é uma co-produção, o resultado final ficou 'curioso' (pra não criticar) em questão de interpretações.
    O filme conta a história de Florentino Ariza, que se apaixona verdadeiramente em sua juventude pela bela e recatada Fermina Daza, porém seu pai Lorenzo não aprova esse romance querendo um bom partido para sua filha e a manda embora da cidade, Florentino continua o resto de sua vida apaixonado por ela e a reencontra anos depois algumas vezes, porpem a mesma a despreza pois agora está casada como o rico doutor Juvenal Urbino.
    Mike Newll nos entrega uma ótima direção, o filme tem uma fotografia e uma direção de arte impecáveis, realmente de enche os olhos, uma vez que se passa no fim dos anos 1800 e começo dos anos 1900. Newll intercala bem as passagens de Florentino e de Fermina, ora centra suas atenções em um, e ora centra as atenções no outro, sem perder o telespectador neste processo.
    A trilha composta por Antonio Pinto (do grupo de rock infantil Pequeno Cidadão) é ótima, bem construída, combinando com a densidade do filme, algo leve e suave, e as canções cantadas por Shakira também são de primeira. Nota 10 pra trilha do filme.

Com relação ás interpretações, temos Javier Bardem no papel principal, ele nos entrega um trabalho coeso, nada demais, porém se destaca sua maquiagem e interpretação quando está com seus 70 anos, realmente ali ele se superou no filme. Seu personagem dormiu com mais de 600(!!!) mulheres durante sua vida para preencher a falta e o vazio que Fermina fez á ele. E isso é tratado no filme sem frescuras, ou seja, tem muita safadez no filme, mas muuuita mesmo.
    Nossa querida Fernanada Montenegro interpreta a mãe de Javier no filme, no começo ela está meio caricata, mas no meio do filme, devido a um problema de saúde, a interpretação de Fernanda vêm á tona, ali ela ganha a personagem de vez.
    Temos o sempre competente John Leguizamo fazendo Lorenzo, o pai de Fermina, confesso que dele esperava um pouquinho mais, na minha modesta opinião não é o melhor trabalho dele que já arrasou em cena em filmes como Romeu + Julieta, Para Wong Foo Obrigada por Tudo Julie Newmarm entre outros.
    Liev Schreiber, de quem sou muito fã, ator competentissimo, aparece pouco fazendo o papel do chefe de Florenzo na adolescência... uma pena.
    Benjamin Bratt faz Juvenal urbino e ele realmente rouv=ba a cena, ótima interpretação e muito bom ator, tem muita densidade na sua interpretação de Juvenal, um homem de personalidade forte, porém muito carente também.

Mas pra mim a mulher que ganha o filme todo, trabalho digno de indicação ao Globo de Ouro, Giovanna Mezzogiorno, que faz Fermina Daza, além de ser muito bela, tem um par de olhos penetrantes e verdes, uma atuação segura, forte, ingênua, densa... em qualquer idade que ela faz no filme, adolescência, adulta ou idosa, ela dá um show sem igual. Atuação muito segura, muita força e personalidade, incorporou Fermina, deu cara á ela, e não se perdeu em nenhum momento do filme.
    Lembrando que Javier só fez Florenzo na idade adulta e idosa, na adolescência outro ator fez seu papel. Giovanna não, fez em todas as idades e a fez muito bem, que mulher...virei fã.

O filme não decepciona, mas não é nenhuma obra prima, mas entrega um bom romance, que apesar de ter 2h10 não se perde em nenhum momento e realmente te prende, fazendo com que você se pergunte o tempo todo como terminará essa triste e curiosa história de amor não correspondida.
    Nelson Jr
    Nelson Jr

Enviada em 21 de fevereiro de 2022
    O filme é uma delícia , pra quem já leu o livro !.., viaja-se na história que imaginamos no livro, mas são obras de arte diferentes , o livro é muito mais encantador que o filme.., o filme não é ruim , e é até bem fiel a obra literária , algumas situações que fogem um pouco ou não são mencionados, o que mais diferenciou da obra foi o início do livro , que no filme ficou diferente e menos encantador que a obra. Acho que a personagem que mais combinou com o livro , de acordo com minha construção foi a Fermina Daza, uma mulher forte , introspectiva , séria.., O Florentino é o mesmo do livro , mas o filme não consegue mostrar o amor imenso ,resiliente, paciente que ele tem por Fermina. Este é a primeira vez que li uma obra e vi um filme sobre ela. A trilha sonora é muito boa , o elenco maravilhoso também! direção de arte muito bem feita.., fotografia muito boa , direção boa..,  ,apesar de não ser uma super produção., tudo foi muito bem feito, mas devia ter sido feito em espanhol  e não em inglês.
    Lyra
    Lyra

Diretor e roteirista consagrados por belos filmes, mas este é um verdadeiro "barco furado" ... a medida que avança, mais se afunda ... entediante, confuso e muito, mas muito desagradável ...