Minha Terra, Minha Vida
    3,3
    Você assistiu Minha Terra, Minha Vida ?

1 Crítica do usuário

Vilmar O.
    Vilmar O.

Enviada em 26 de novembro de 2015
    É um belo filme, um drama sobre uma família de fazendeiros, que após muitos anos vivendo de uma fazenda da família que passou de geração para geração se vê nas garras dos sistema financeiros graças ao crédito rural, no caso, era banco público, mas também os bancos privados e mistos fazem este tipo de financiamento.
    E aí, vem o lado negro, obscuro, dos bancos, a hora que executam as garantias por falta de pagamento, com vimos muito bem recentemente na crise do subprime.

O problema é que no caso dos fazendeiros, eles especulam, prevêem, esperam, que a fazenda vai produzir o suficiente para poder pagar o empréstimo, e aí, as previsões não se concretizam, o clima não ajuda, uma doença mata grande parte dos animais, e sem grana para pagar, e após várias vezes renegociando a dívida, dançam, e perde suas terras, equipamentos, animais, etc., e pior, a única forma de sustento de toda a família.

O capitalismo e/ou social capitalismo é muito bom com o fornecimento de crédito para permitir o maior crescimento das empresas, agronegócio, etc., porém, como os bancos são agiotas legalizados, ou sejam, cobram juros abusivos no limite da lei, muita gente sem planejamento financeiro ou com expectativa de lucros do negócio, emprego, etc. acabam fracassadas e caem nas teias do sistema.

Infelizmente o socialismo e comunismo por ter vários espertos (chefes) no seu comando, eles querem viver como sheiks ou reis com os servos vivendo das esmolas do sistema, e eles cheio de serviçais para sustentá-los e trabalhar por eles, exatamente como fez a Igreja e os Reinados na Idade Média.

E dado o completo fracasso do socialismo e comunismo, que se não tivesse a ganância humana seria o ideal, tudo é de todos, o que temos ainda de menos ruim, mesmo com todas falhas, é o capitalismo.