O Enigma de Outro Mundo
    Você assistiu O Enigma de Outro Mundo ?

B.Boy Jc
    B.Boy Jc

Enviada em 27 de julho de 2019
    Achei um filmão!!!! Apesar de na minha opinião ele ter uma boa parte da narrativa um pouco lenta, isso não compromete a história que é bem executada. As atuações foram bacanas, pois o filme consegue extrair bem o clima de suspense. Os efeitos especiais eu também gostei e achei muito bem feito, principalmente se for levar em consideração o ano de lançamento.
    Ian_XXX
    Ian_XXX

Filme bom, com bom clima de terror, mas tem muitas falhas no roteiro, mais notadamente três que chamam a atenção. Aliás, antes de falar das falhas do roteiro, devo ressaltar o início ridiculo do filme, quando aqueles dois noruegueses incompetentes não conseguem matar um cachorro, mesmo armado com um rifle super potente e granadas, perseguindo o pobre animal com um helicoptero. E mais, a anta cosegue explodir o helicoptero e matar o parceiro com uma granada que escorregou de sua mão. Quando o norueguês cabaço morreu, o filme entra no ritmo, apresentando os personagens e tudo mais. Porém, começa os erros do roteiro. Inclusive, tem vários erros pequenos, como por exemplo, quando o MacReady e o Copper estão no acampamento dos noruegueses e tem vários mortos lá, mas resolvem levar somente um Ser todo queimado que está jogado na neve. Antes disto, porém, começa as falhas do roteiro que compromentem o desfecho da história. Não leiam se vocês não assistiram o filme.

1º) Quando o MacReady e o Copper saem para ir no acampamento dos noruegueses, o cachoro do começo do filme está andando pela base sozinho e entra numa sala que está uma pessoa da qual vemos somente a sombra, ou seja, naquele momento não sabemos quem seria. Qual o objetivo desta cena? O mais plausivel seria mostrar ou indicar que aquela pessoa seria contaminada pelo alien. Pois bem, na 3ª parte do filme, vemos que os dois contaminados da equipe são o Norris e o Palmer. Porém, depois da citada cena do cachoro, vemos o Palmer fumando maconha, vemos o Norris ajudando o Mac lá no disco voador, vemos o Norris vigiando a janela no acampamento e até sofrer um ataque cardiaco. Ora, se eles são os contaminados confirmados (no total são quatro, os dois, mais o Dr. e o primeiro que morre, sendo estes dois últimos carecas e a sombra citada tinha cabelo), porque eles agiam como se fossem normais, ou melhor, pessoas normais com defeitos totalmente humanos?? A única explicação que acho é que a cena do cachorro andando pela base é uma cena inútil para a narrativa do filme, beirando a desonestidade porque induz o telespectador a erro.
    2º) Quem sabotou o sangue estocado na base? Não há explicação, já que na conversa sobre o teste com o sangue não há a participação dos contaminados, ou seja, não haveria possibilidade dos aliens saberem sobre a ameaça do teste de sangue. E mais, vemos que a suspeita da sabotagem recai em duas pessoas que naturamente poderia ser suspeitas por terem a chave do armário do sangue, mas depois vemos que elas não estavam contaminadas. Ou seja, o sangue sabotado foi sabotado por ninguem, pelo diretor eu acho, mas por ninguem que poderia decorrer de uma narrativa lógica do filme.
    3º) O Dr. Blair foi contaminado como? O filme inteiro mostra a pessoa normal, presa em uma cabana sem que ninguem tivesse acesso, mas no final do filme, o cara era um alien, cavou um buraco na neve e construiu uma nave com as peças do helicoptero que ele havia destruído na metado do filme. Pior é que ele foi preso e não levou as peças junto ou se levou ninguem viu que ele levou peças capazes de construir um disco voador. Aaaaaahhhhhhhh.
    Por estas e por outras que pra assistir o filme, tem que esquecer a coerência da história. Não tem nenhuma.
    Tem outros pequenos erros da qual compõe vários enigmas.
    O filme tem suas qualidades.
    A que mais se destaca é a trilha sonora. Muito boa.
    O clima de terror é bem caprichado, dá pra ficar tenso.
    Os monstros são bem criativos e convincentes.
    Dá pra se preocupar com os personagens, pois eles estão diante de uma ameaça bem convicente.
    Porém, se alguem desvendar os enigmas que citei, escrevam.
    É isso galera.
    Até mais.
    Vitor P
    Vitor P

Enviada em 3 de novembro de 2017
    Perfeito, esplendido, excelente. Não tenho palavras para descrever o quanto acho esse filme perfeito em todos os sentidos, ótimo enredo, cenário, história, tudo muito bom. Kurt Russell é impecável em seu papel e o resto do elenco também é ótimo.
    Eder Brito
    Eder Brito

Enviada em 3 de julho de 2017
    Uma trama muito bem desenvolvida, eu esperava mais confesso, mas não tem como exigir muito em efeitos para um filme de 1983, as atuações são razoavelmente boas mas não me vi em algum momento aflito, "A coisa" é algo nojento até mas não é algo que cause tanto medo, ou tanta apreensão, ele não é tão inteligente ou rapido e facilmente é detido sendo queimado, é uma ameaça por ser homicida e gera o suspense por poder se transformar em seres vivos mas ao mesmo tempo pode "facilmente" ser abatida que tira um pouco da agonia. De qualquer forma não é de todo mal.
    DEYNER  D.
    DEYNER D.

Enviada em 29 de junho de 2014
    Pra mim esse foi uns dos melhores filmes de terror que entra na minha ,ambientação escura e sombria,um grupo de ciêntistas tentando sobreviver em lugar mais frio do mundo e poucas chance de sobrevivênçndo!!!
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 7 de agosto de 2020
    A primeira coisa é se lembrar que o filme foi lançado em 1982. Então é óbvio que alguns efeitos especiais não funcionarão, embora a maioria ainda é muito bem feito. Bom enredo, boas surpresas... recomendado!
    Alexandre C.
    Alexandre C.

Enviada em 29 de março de 2019
    Um terror misturado com ficção, um dos melhores filmes de John Carpenter o ambiente favorece bastante o enredo, tem cenas de filme trash, acho que ja podem colocar esse filme como um clássico dos gêneros de terror e de ficção, demorei 30 anos pra conhecer esse filme
    Vitor Araujo
    Vitor Araujo

Enviada em 3 de março de 2020
    ET que domina corpos surge na Antártida. Terror com efeitos práticos muito bem feitos. Nojento demais, história sem explicações, fogo pra todo lado. Legal. Coitado do cão.
    Enviada em 6 de janeiro de 2016
    -Filme assistido em 06 de Janeiro de 2016
    -Nota 7/10

John Carpenter nos embarca para a Antártida,em pleno inverno de 1982.Daí,acompanhamos a rotina de doze homens norte-americanos numa estação de pesquisa.Tudo começa por conta de uma perseguição a um cachorro,na linda fotografia gelada.O grande problema desse grupo,é que ninguém pode confiar em ninguém.

Carpenter manda muito bem nesse ponto.Ao tentar nos 'enrolar' para dificultar saber quem é o principal suspeito ou vilão da história.Os efeitos são ótimos para a época.A trilha sonora ajuda e muito certas situações no suspense.A história não é nova.Claustrofóbica na maioria das vezes,consegue se destacar em pequenas partes do roteiro.Do meio até o fim,temos grandes furos,que são preenchidas por brigas entre boa parte do elenco.
    Aurelio Cardoso
    Aurelio Cardoso

Enviada em 6 de dezembro de 2016
    Enquanto ET pregava a pacificação entre terráqueos e seres de outros planetas, esta realização do aprendiz - mais para terror - de HITCHCOCK, JOHN CARPENTER, realizador de obras como HALLOWEEN, FOG - A BRUMA ASSASSINA e FUGA DE NOVA YORK, ainda encara o que vem do espaço como uma ameaça mortal para a humanidade.
    Na verdade este atraso de CARPENTER é devido principalmente ao fato de ter se inspirado - refilmado - num ficção cientifica da década de 50. Bem construido, bons efeitos especiais, com clima claustrofóbico marcante - ai tem muita influência de ALIEN do RIDLEY SCOTT - mas tem um certo clima ultrapassado por causa da mensagem pacifista de SPEILBERG e seu ET.
    Visto em 1983 no Cine Centenário de Ribeirão Preto.