Túmulo dos Vaga-Lumes
    Você assistiu Túmulo dos Vaga-Lumes ?

Daniel Monteiro 【ツ】
    Daniel Monteiro 【ツ】

Enviada em 31 de março de 2024
    queria tanto bater naquela tia deles kk, uma das animações mais pesadas que já assisitr, chamou a minha atenção de estar sozinho em um mundão em guerra
    DANIEL BARRAL
    DANIEL BARRAL

Enviada em 9 de fevereiro de 2024
    Primeira vez que eu assisto um filme do Studio Ghibli. Esse filme é um dos filmes mais tristes que eu já vi na minha vida e têm uma linda mensagem. Futuramente verei outros filmes do Studio Ghibli. Obra-prima.
    Nanda Alves
    Nanda Alves

Enviada em 12 de junho de 2023
    Chorei igual uma condenada quando a garotinha faleceu... Chorei mais ainda quando passou o flashback dela brincando e esperando o irmão! Inclusive só de lembrar estou chorando agora, um filme que nos faz refletir sobre a vida! E que sabemos que muitas crianças e jovens passam por isso constantemente nessas guerras pelo mundo a fora! Muito tocante recomendo! E se você for assistir pela primeira vez, prepare o lencinho...
    @cineinstadicas
    @cineinstadicas

Enviada em 10 de fevereiro de 2024
    A história se passa no final da Segunda Guerra Mundial, e narra a luta pela sobrevivência do jovem Seita e sua irmã caçula Setsuko.Belo, comovente e extremamente bem feito ,a obra é talvez um dos melhores animes de todos os tempos.
    Para mais dica @cineinstadicas
    Nabokova
    Nabokova

Enviada em 26 de janeiro de 2023
    Li q qdo foi exibido no Japão concomitantemente a Totoro (os dois são de 1988), perdeu bilheteria, pq quem viu Totoro queria ficar com essa lembrança e não com a trágica de Vaga-lumes. São os fatos representando minha opinião pessoal: o desenho é artisticamente lindo, como imagem, diálogos, MAS, é um DESENHO. Fazer um desenho não é só contar a história de um filme de maneira ilustrada. Todo longa desenho, mesmo drama, tem alguma msg de esperança, lição, fantasia, entretenimento, um deles, MÍNIMA q seja. Isso q diferencia. Vaga-lumes não tem nenhum elemento desses. É apenas uma demonstração nua e adulta de uma crueldade q a gente já viu, usando personagens com cara de anime pra criança. Desnecessário. É como achar q agora tbm tem q mostrar os horrores da guerra, sem retoques ou alívio poético, num teatro de marionetes e quem sabe tbm num Musical... Os fatos no Japão já disseram td: É bem feito mas ngm gosta.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 13 de setembro de 2022
    Se normalmente os filmes desse estúdio focam na beleza das coisas, esse filme é puramente tristeza. A triste realidade.
    O filme mostra a busca pela sobrevivência de dois irmãos no Japão durante a Segunda Guerra.
    Parentes mortos, fome, dificuldade em comprar comida, sacrifícios...novamente...a triste realidade.
    spoiler: O final trágico não é surpresa. Pelo contrário, é quase como se o filme todo fosse anunciando a tragédia. O que não diminui em nada o impacto.

Talvez tenha sido o filme mais triste que eu já vi. E não falo no quesito do impacto, de me fazer chorar mais que outros, etc. Mas a "constância da tristeza" é algo que eu não tinha visto até o momento.
    Willian Gull
    Willian Gull

Enviada em 3 de outubro de 2021
    Um filme do excelente estudio Ghibli, dirigido por Isao takahata, mesmo diretor de "O conto da princesa Kaguya". A trama através da realidade dos irmãos consegue de forma tocante nós mostrar o horror da guerra, e o que ela causa na parte mais inocente da população. Tocante, dramático, necessário e verdadeiro.
    Mr Alessandro King
    Mr Alessandro King

Enviada em 25 de agosto de 2021
    Tava assistindo sozinho e meu Irmão entrou no Quarto disse q já tinha assistido e saiu logo
    Pq não queria relembrar certas cenas,
    Depois q assistir tudo, entendi todo sentimento q ele sentiu.
    Não tenho mais palavras para falar desse filme.
    mwakia
    mwakia

Enviada em 15 de dezembro de 2020
    Um filme realmente triste pelo contexto, porém o personagem principal é um típico adolescente egoísta que acha que morar no mato com uma criança será algo ideal durante uma guerra. A tia também é um adulto irresponsável, porém nunca mandou eles de fato embora. A parte do luto pela perda dos pais não foi muito abordada.
    V1ct0r
    V1ct0r

Enviada em 22 de setembro de 2020
    Esse filme tocou minha alma profundamente, nunca me debulhei tanto em lágrimas com um filme, e ainda por sí ele ser um desenho com uma história tão impactante como esse.