Caminho para Guantanamo

Caminho para Guantanamo 2010-05-22 Francisco

Título original: (The Road to Guantanamo)

Lançamento: 2006 (Inglaterra)

Direção: Michael Winterbottom

Atores: Riz Ahmed, Farhad Harun, Waqar Siddiqui, Afran Usman.

Duração: 95 min

Gênero: Drama

Status: Arquivado

5           10 67 5

(67 votos)

                   

Sinopse

10 de setembro de 2001. A mãe de Asif Iqbal (Afran Usman), um jovem de 19 anos, retorna do Paquistão anunciando que encontrou uma noiva para ele. Nove dias depois Asif segue para o Paquistão, para encontrá-la e também conhecer a terra de seus pais. Asif convida Ruhel (Farhad Harun), Shafiq (Riz Ahmed) e Monir (Waqar Siddiqui), seus amigos, para acompanhá-lo. Em Karachi, após 2 dias de viagens turísticas, eles vão rezar em uma mesquita. Lá ouvem de um líder local que o Afeganistão precisa de voluntários, o que faz com que sigam para Kandahar. Porém a cidade logo é bombardeada pelos americanos, como represália pelos atentados terroristas de 11 de setembro. Eles tentam retornar ao Paquistão, mas Monir desaparece e os demais são capturados pelas forças aliadas. É o início de uma série de torturas que os amigos sofrem, já que ninguém acredita que são turistas europeus. Em janeiro de 2002 eles são enviados à prisão americana de Guantanamo, em Cuba, onde durante 2 anos e meio tentam convencer os guardas sobre suas verdadeiras identidades.

 

Notícias Relacionadas

Elenco

  • Riz Ahmed (Shafiq)
  • Farhad Harun (Ruhel)
  • Waqar Siddiqui (Monir)
  • Afran Usman (Asif Iqbal)
  • Shahid Iqbal (Zahid)
  • Sher Khan (Sher Khan)
  • Jason Salkey (Interrogador Militar Sheberghan)
  • Ian Hughes (Interrogador do MI5)
  • James Buller (Integrante do MI5)

Comentários

Nome do Usuario

Francisco Russo em 02/01/2006Nota: 4     

Um jovem descendente de paquistaneses, que mora na Inglaterra, parte para o Paquistão para se casar. Juntamente com ele vão 3 amigos. Lá eles decidem visitar o Afeganistão, poucos dias antes do início dos bombardeios americanos. Sem conseguir deixar o local, eles são presos e enviados para a prisão americana de Guantánamo, em Cuba. Lá passam por várias restrições, físicas e psicológicas, que têm por objetivo fazê-los admitir que pertencem a grupos terroristas. Michael Winterbottom é um diretor que costuma mesclar ficção e documentário em seus filmes, como forma de denunciar ao mundo uma situação ocorrida. "Bem-Vindo a Sarajevo" e "Neste Mundo" são exemplos neste sentido. "Caminho para Guantánamo" também segue esta linha. Baseado em relatos verídicos, o diretor busca recriar a trajetória dos jovens e sua passagem por Guantánamo como forma de criticar o modo de atuação americano no combate ao terrorismo, ao menos o utilizado na base militar. Chega a ser insólita a insistência nas acusações, baseadas em mentiras como declarações, páginas na internet e até mesmo fotos, seguidas pelas tentativas de inocentar a si próprio, através de declarações a serem assinadas pelos prisioneiros. Muito bom filme, que expõe um pouco da realidade mundial pós-11 de setembro.

Nome do Usuario

Affonso Henrique em 03/01/2006Nota: 4.5     

Uma sábia crítica as medidas imperialistas americanas, mostrando ao mundo todo como a informação chega deturpada pelo capital. Diante de todo o processo de anti-terrorismo que nos encontramos no início do século, "Caminho para Guantánamo" revela de forma real e por meio de depoimentos a triste realidade da política não só americana, mas mundial de aversão, tratando com eufemismo, o povo árabe.

Nome do Usuario

Alcio Somensari em 04/01/2006Nota: 4.5     

Direção é o ponto forte desse filme que relata o sofrimento e descaso feito a esses jovens paquistaneses, vítimas da opressão norte-americana ao Afeganistão. Há muito tempo as telonas do cinema não exibiam um filme/documentário de tamanha qualidade como este. Eu recomendo, é muito bom.

publicidade
publicidade

Últimos Comentários