Título original: (The Affair of the Necklace)
Lançamento: 2001 (EUA)
Direção: Charles Shyer
Atores: Hilary Swank, Simon Baker, Adrien Brody, Jonathan Pryce.
Duração: 120 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado
Jeanne de la Motte-Valois (Hilary Swank) é uma jovem que vive na França em pleno século XVIII, pouco antes do início da Revolução Francesa. Ela vive com uma família adotiva, já que sua família verdadeira, oriunda da nobreza do país, fora deixada sem dinheiro e sem nome quando ela ainda era uma criança. Agora Jeanne decide deixar sua atual família para reconquistar seu nome e sua posição na sociedade, mas para isto precisará enfrentar intrigas, desonestidade e lidar com um colar de diamantes que está no centro de tudo.
Carla Balestroa em 03/01/2001Nota: 4.5
Gostei muito do filme. Primeiro por se tratar de história verídica, prende a atenção e nos dá uma pequena aula de história. Nos mostra o quão podre era a monarquia e como boatos podem destruir um império fraco. Segundo: a fotografia do filme é explêndida e o figurino excelente. A única coisa que deixa a desejar, um pouco, é a atriz que vive a protagonista. Ela não conseguiu dar à personagem a carga dramática necessária."
Leo Santana em 05/01/2001Nota: 4.5
Um filme fantástico, além de possuir uma fotografia perfeita com sua paleta de cores que realçam o teor drámatico e decadente que envolvia a corte francesa, o filme conta também com com ótimos atores nos papéis de Jeanne e Rohan e uma trilha sonora que junto com a sonoplastia detalhista dão um brilho todo especial. O filme é muito bom.
Nathalie Pottiera em 02/01/2001Nota: 5
Um filme fantástico! Com uma história incrível. O fato de ser verídica prende ainda mais a atenção do espectador. Hillary Swank mais uma vez prova que não ganhou o Oscar apenas pelo filme "Meninos não choram", mas também porque é uma atriz fantástica! Para quem gosta de filme de época, vai simplesmente amar."
Orestes Chaves em 04/01/2001Nota: 1
Quem assistiu “LIGAÇÕES PERIGOSAS”(EUA/1988) certamente irá se lembrar do filme de Stephen Frears quando se deparar com “O ENIGMA DO COLAR”. Neste último Hilary Swank (Oscar de melhor atriz por MENINOS NÃO CHORAM/2000) é a Condessa Jeanne de la Motte-Valois, que pouco antes da revolução francesa envolve, da Rainha Maria Antonieta até o Cardeal de Rohan, em uma farsa para recuperar o que lhe foi tirado na infância quando seu pai perdeu tudo, inclusive a vida. Então, “ENIGMA...” parece um genérico de “LIGAÇÔES...”, mas com muitos pontos a menos. Com uma direção acadêmica de Charles Shyer (“O PAI DA NOIVA 2”), diálogos risíveis e interpretações óbvias para contar uma história verídica o filme não empolga além das fronteiras de Hollywood. Fraco e comercial."
esperava mais do filme mas mesmo assim gostei muito
por Camila, 13/02/2012 às 15:31
Filmaço! Um dos melhores suspenses dos últimos anos...mesmo pra quem não curte a ideia e ...
por Renan, 13/02/2012 às 15:31
Gostei muito!!! Não vejo a hora da sequência! Nota 9
por Renan, 13/02/2012 às 15:29
Mas um ótimo filme de ficção com Will Smith....muito Show mesmo! Nota 8
por Renan, 13/02/2012 às 15:29