Agora é para valer. O Ministério da Cultura divulgou ontem, quarta-feira, a lista dos 23 títulos inscritos para a vaga de representante do Brasil na categoria Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2011.
A definição do escolhido será anunciada ainda neste mês, no dia 23, e feita por uma comissão do Ministério da Cultura formada por Cássio Henrique Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean Claude Bernardet, Leon Kakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende e Roberto Farias.
Entre os títulos, sucessos de público como os recentes Chico Xavier e Nosso Lar, e também de crítica como É Proibido Fumar, que conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e Bróder!, recém premiado em Gramado.
O fato é que apenas um longa irá representar o Brasil e a sua torcida já pode começar. Aliás, você pode participar da decisão porque numa iniciativa inédita, o MinC abre o processo para votação popular. Para isso, visite http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/08/enquete-oscar/ e dê seu voto.
Depois, independente da escolha, é torcer porque o suspense dos organizadores do Oscar vai durar até 25 de janeiro quando eles divulgam a lista com os cinco indicados ao prêmio. O evento, para quem ainda não memorizou, acontecerá em 27 de fevereiro de 2011.
Conheça, abaixo, os concorrentes para representar o Brasil na tentativa de uma vaga no Oscar 2011:
As Melhores Coisas do Mundo - Laís Bodanzky
Sonhos Roubados - Sandra Werneck
Utopia e Barbárie - Sílvio Tendler
A Suprema Felicidade - Arnaldo Jabor
Antes que o Mundo Acabe - Ana Luiza Azevedo
Bróder! - Jeferson De
É Proibido Fumar - Anna Muylaert
Em Teu Nome - Paulo Nascimento
Hotel Atlântico - Suzana Amaral
Lula, o Filho do Brasil - Fábio Barreto
Nosso Lar - Wagner Assis
Carregadoras de Sonhos - Deivison Fiuza
Cabeça a Prêmio - Marco Ricca
5x Favela - Agora por Nós Mesmos - Luciana Bezerra, Cacau Amaral, Rodrigo Felha, Wavá Novais, Manaíra Carneiro, Cadu Barcellos e Luciano Vidigal
O Grão - Petrus Cariry
Os Inquilinos (Os Incomodados que se Mudem) - Sérgio Bianchi
Os Famosos e os Duendes da Morte - Esmir Filho
Quincas Berro D'água - Sérgio Machado
Reflexões de um Liquidificador - André Klotzel
Chico Xavier - Daniel Filho
Olhos Azuis - José Joffily
Ouro Negro - Isa Albuquerque
O Bem Amado - Guel Arraes