Notícias

Ciclo de debates sobre Jean Rouch

06-07-2009 por Roberto Cunha 0

O Instituto Moreira Salles, aproveitando o ano da França no Brasil, promoverá neste mês de julho um encontro de críticos e historiadores de cinema e antropologia para analisar a obra do cineasta francês Jean Rouch (1917-2004).

O evento Colóquio Internacional Jean Rouch contará com a presença de especialistas franceses e brasileiros e vai acontecer de 7 a 11 de julho, composto por 7 mesas de debates, abordando temas como a situação do cineasta na história do cinema, suas relações com outros cineastas e antropólogos, entre outros.

Colóquio Internacional Jean Rouch será falado em português e em francês com tradução simultânea. O evento é aberto ao público, mas é preciso fazer inscrição antes, através do site oficial porque as vagas são limitadas.

Depois, de 18 de julho a 18 de agosto, o Instituto Moreira Salles vai exibir a retrospectiva completa da obra do cineasta, nos moldes da realizada pela Cinemateca Francesa, em 1999. Vale lembrar que Jean Rouch é considerado um dos ícones do documentário moderno e uma das principais referências do grupo de pensadores e cineastas que daria corpo à Nouvelle Vague, movimento contestador de cineastas franceses como Godard e Truffaut em filmes como Acossado e Os Incompreendidos. respectivamente.

O Instituto Moreira Salles fica na Rua Marques de São Vicente, 476, Gávea.

Fonte: Adoro Cinema - Assessoria

Tags:

Comentários



É necessário estar logado para comentar esta notícia.

publicidade
publicidade

Últimos Comentários