Minha conta
    Stephen King odiou tanto O Iluminado de Stanley Kubrick que fez sua própria adaptação em uma minissérie esquecida pelos fãs
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Stephen King não gostou da adaptação de O Iluminado feita por Stanley Kubrick e foi fazer sua própria versão para a televisão.

    Não é nenhuma novidade para os fãs de terror que Stephen King odeia a adaptação de O Iluminado (1980) feita por Stanley Kubrick – mesmo que ela seja considerada um clássico do cinema. Mas você sabia que King ficou tão insatisfeito com o filme estrelado por Jack Nicholson que ele mesmo desenvolveu uma minissérie inspirada em seu famoso livro?

    O Iluminado
    O Iluminado
    Data de lançamento 25 de dezembro de 1980 | 2h 23min
    Criador(es): Stanley Kubrick
    Com Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max

    Um dos principais motivos para Stephen King não ter gostado da adaptação de Stanley Kubrick é que o diretor não teria conseguido capturar a essência da história. Um rascunho original do roteiro havia sido escrito por King, mas foi recusado por Kubrick, que escreveu a história em colaboração com Diane Johnson, deixando o autor do livro decepcionado.

    Por que Stanley Kubrick mudou o final original de O Iluminado escrito por Stephen King?

    Minissérie de O Iluminado foi escrita por Stephen King após filme de Stanley Kubrick

    ABC

    Depois de ter ficado frustrado com o resultado do filme, Stephen King escreveu o roteiro de uma adaptação de O Iluminado como minissérie para a televisão em 1997.

    Escrita e produzida pelo próprio King, a minissérie The Shining foi exibida originalmente pela ABC com três episódios e teve direção de Mick Garris, que já havia colaborado com o mestre do terror no filme Sonâmbulos (1992) e comandou outras adaptações de obras dele, como é o caso das minisséries A Dança da Morte (1994) e Saco de Ossos (2011).

    No elenco, Steven Weber foi escalado como Jack Torrance, papel que ficou eternizado na assustadora interpretação de Jack Nicholson no filme de Kubrick, e temos Rebecca De Mornay como Wendy, Courtland Mead e Wil Horneff como Danny Torrance e Melvin Van Peebles como Dick Hallorann – além de uma participação especial do King.

    Aprovada? Esta é uma das poucas adaptações cinematográficas de Stephen King que o escritor adora

    Quando foi lançada em 1997, a minissérie de O Iluminado foi um sucesso de audiência e teve boa recepção da crítica especializada, especialmente pela fidelidade com o romance de Stephen King – tanto que conquistou dois Primetime Emmy. O problema é que a produção não envelheceu tão bem quando foi revisitada anos depois, ainda mais quando comparada com o clássico que se tornou o filme de Stanley Kubrick, e caiu no conceito dos críticos. Hoje ela é um tanto quanto esquecida e tem avaliação 61/100 no Metacritic.

    A minissérie de O Iluminado está disponível no streaming Darkflix+, enquanto o clássico filme do Kubrick pode ser assistido no catálogo da Max ou plataformas digitais.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top